Escola de Gestores: 2º Turma do Curso de Pós-graduação em Gestão Escolar realiza novo encontro

Entre os dias 21 e 24 de setembro de 2010, o CEFORT/UFAM, por meio da Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC, promoveu, na Secretaria Municipal de Educação/SEMED, o 4º encontro presencial da 2º turma do Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Gestão Escolar.  O objetivo do curso é formar, em nível de especialização, 438 gestores educacionais (diretores e vice-diretores) de escolas públicas das séries iniciais no Amazonas, de forma a contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

As aulas são ministradas na modalidade semipresencial para os cursistas residentes em Manaus. Para os cursistas dos 43 municípios do interior do estado, a formação é ofertada na modalidade à distância, por meio de ambiente virtual de aprendizagem (moodle). Dentre os formadores participantes do projeto, estão os professores Márcio Bernardo, Elenir da Conceição, Francinete Massulo, Luiza Rebello, Guilherme Pereira, Mateus Coimbra e Cleomara Cerquinho.

O curso possibilita aos diretores e vice-diretores não somente a reflexão de conceitos, técnicas e práticas fundamentais para a gestão democrática, mas também uma orientação política. A ideia é que estes gestores entendam tanto de questões sociais quanto de questões burocráticas, para que saibam delegar funções mais técnicas e possam dedicar-se mais às questões sociais, humanísticas, educacionais, e à gestão escolar no sentido legítimo do termo.

Entenda o Programa Nacional Escola de Gestores

O Programa Nacional Escola de Gestores na Educação Básica faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação – PDE/MEC, e é realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC e Universidades Públicas.

Instituído em diversos estados brasileiros, o programa possui como objetivo formar, por meio de curso de especialização (lato sensu), dirigentes (diretores e vice-diretores) e coordenadores educacionais que atuam nas escolas públicas da educação básica, incluídos aqueles inseridos na educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional, contribuindo para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e administrativo desses profissionais.

O programa surgiu como resposta à necessidade de construção de processos de gestão escolar ajustados à proposta e concepção da educação escolar com qualidade social, proporcionando ações que permitam aos gestores a apropriação constante de novos conhecimentos, e propondo recursos pedagógicos e tecnológicos para aperfeiçoar as atividades nas escolas.  Para atingir esses objetivos, o projeto utiliza-se de ambiente virtual de ensino aprendizagem em processos didáticos pedagógicos semipresenciais e à distância (EAD), baseando-se nos princípios da moderna administração pública e em modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino.

O CEFORT desenvolve, sob a coordenação da profa. Zeina Rebouças Corrêa Thomé, duas ações do programa Escola de Gestores no Amazonas: 1) o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar; e 2) o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica.

Esta iniciativa visa contribuir com a melhoria dos índices educacionais no Amazonas e no país, visto que pesquisas recentes apontam que, no Brasil, mais de um terço dos dirigentes escolares possuem apenas formação em nível médio, principalmente nos regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.  O percentual desses dirigentes com formação superior é de 69, 79%, enquanto apenas 22,96% destes possuem curso de pós-graduação lato sensu/especialização.

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