Assinatura de Convênio para Mestrado em Educação e abertura dos programas Educação Infantil e Novo Mais Educação é feita na UFAM

A assinatura do convênio para 30 vagas no Mestrado em Educação e a abertura dos programas para a Educação Infantil e o Novo Mais Educação, entre a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino (CEFORT), com as secretarias municipal e o Estado, foi o momento de reafirmar o compromisso e as parcerias necessárias para a implementação dos dois programas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O evento, ocorrido na segunda-feira, 2, no auditório Eulálio Chaves, no Campus da UFAM, foi importante e necessário para ampliação das ações incluindo novos olhares e novos materiais desenvolvidos pelo CEFORT, explicou o Formador Estadual da Educação Infantil do PNAIC no Amazonas, professor Luiz Carlos Cerquinho de Brito.

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sylvio Puga, falou sobre os resultados que vêm sendo contabilizados pelo PNAIC na parceria e a importância deste programa na formação dos futuros alunos da UFAM. “As crianças de hoje trabalhadas pelo programa serão os universitários da UFAM no futuro e com certeza estarão mais preparados para fazer um curso superior”.

Puga homenageou as professoras Zeina Thomé e Rosa Brito, que estão desde o início da organização do CEFORT, a primeira como idealizadora e a segunda como diretora da Faculdade de Educação na época.

A representante da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Regina Marieta Chagas, elogiou a renovação da parceria entre o CEFORT e as secretarias municipais e a estadual de Educação, permitindo alcançar todo o Estado com os dois programas tão importantes.

Outra que se pronunciou foi representante da Secretaria Municipal de Educação da capital (SEMED), Elzenir Trajano, de Manaus, que citou a ampliação do trabalho do PNAIC para atingir o seu principal objetivo, que é o letramento de todas as crianças na idade certa.

A diretora da Faculdade de Educação (FACED) da UFAM, Francisca Cavalcante, assegurou considerou a parceria feita a partir do CEFORT como fundamental para o desenvolvimento de estratégias para melhorar a educação. E o representante da

União Municipal dos Dirigentes da Educação (Undime), Raimundo Conde também se pronunciou sobre as boas expectativas trazidas pelo convênio.

A partir deste dia 3 até 6 de abril, a formação para 1º ao 3º ano terá continuidade nos polos de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Coari e Itacoatiara, atendendo nesses 5 polos um total de 193 professores de 30 municípios adjacentes.

Também a partir de hoje até o dia 5 de abril inicia-se a fase presencial dos Formadores Locais do módulo “Introdução ao Curso e ao Moodle” de Educação Infantil, no polo Manaus com duas turmas de 47 Formadores Locais e nos polos de Coari, Itacoatiara e Parintins, com aproximadamente 42 Formadores Locais. Nesse mesmo período, um total de 60 Formadores Locais do programa Novo Mais Educação de 39 municípios estarão também participando da Formação em Manaus.

Outro evento de formação acontecerá dos dias 17, 18 e 19 de abril com a formação no polo Manaus com três turmas de Educação Infantil, com aproximadamente 74 Formadores Locais de 17 municípios que atuam no PNAIC.