Com trabalho com ênfase da formação de professores da rede básica, professora Zeina Thomé torna-se titular da Ufam

Com um trabalho com ênfase na formação continuada de professores da educação básica e produção de tecnologias usadas na educação, a professora doutora Zeina Rebouças Corrêa Thomé, tornou-se, na manhã desta sexta-feira, 31, professora titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com “distinção e louvor”, indicado pela banca examinadora do Memorial Acadêmico apresentado por ela na manhã desta sexta-feira, 31.

O título, o último da carreira docente, é fruto de um trabalho consistente e consequente, pautado pelo interesse público e pelo esforço no sentido de contribuir para o desenvolvimento da universidade pública e de qualidade, disse Zeina, que é professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Ufam.

Sob o título “Nas Dobras do Tempo”, o memorial mostrou a atuação importante e produtiva de Zeina Thomé em todas as áreas de conhecimento da UFAM, ensino, pesquisa, extensão e além desses, na produção de conhecimentos e concepção de programas inovadores na área de tecnologia aplicadas na educação.

A banca examinadora foi presidida pela professora Rosa Mendonça de Brito (UFAM), com os professores Francisco Antônio Pereira Fialho, Gertrudes Aparecida Dandolini e Richard Perassi Luiz de Souza, todos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ao assegurar não ser uma tarefa fácil relatar e adjetivar as experiências profissionais constituídas no tempo de uma década, uma vez que as “trilhas” desses dez anos se constituíram a partir de camadas e feixes de diversas ordens, Zeina, mostrou que no seu caminhar, deixa uma produção acadêmica, tecnológica e pedagógica robusta, principalmente na coordenação da pesquisa e o desenvolvimento de programas e projetos em diversas áreas da educação básica, da formação continuada de professores, como a participação na concepção e desenvolvimento do “CEFORT – Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino”.

Além de projetos extracampos como Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – LASTED/INPA, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), – Programa Escola de Gestores da Educação Básica no âmbito da UFAM, para citar alguns.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutora em Engenharia de Produção – Mídia e Conhecimento – pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Obteve o pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento também da UFSC, dedicando-se ao desenvolvimento de software e de material didático para suporte às ações stricto sensu na modalidade de Educação a Distância.

É autora de mais de duas dezenas de livros e projetos, entre os quais o Grupo de Pesquisa CEFORT – Comunicação, Tecnologia e Conhecimento para a Educação Presencial e a Distância (CNPq), atua como professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) desde 2005. E trabalha no campo da pesquisa como professora e membro da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPG-ECIM) desde 2014.

Zeina coordena o Laboratório de Ambientes Hipermídia de Aprendizagem e Núcleo de Concepção e Produção das Mediações Didáticas e Tecnológicas do CEFORT, voltados para o desenvolvimento das ações de Formação Continuada de Professores, objetivadas pelos Materiais Impressos/Fascículo, Vídeos Educativos e Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem.Com experiência na área de Educação – ênfase em Comunicação, Educação e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento, ensino, aprendizagem, informática e tecnologia aplicada.

Para ela, cuja formação e atuação se definiram e se definem na busca constante de constituição simbólica, física e afetiva de “inteligência coletiva”, a busca foi efetivada pela transversalidade de articulações, tanto na UFAM quanto nas Universidades Federais de todas as regiões brasileiras, com as Redes Públicas de Ensino do Amazonas e do País, e, especialmente, pelos diálogos e agenciamentos com o Ministério da Educação.

No memorial, socorre-se do poeta Lenina, na música “Castanho”, “O que eu sou, eu sou em par. Não cheguei sozinho”, para destacar parceiros e parceiras na caminhada e afirmar: “O Ser se faz, portanto, pela cumplicidade, pela permanência, pela busca da excelência e, também, pelo experimentar, e o melhor momento para experimentar é fazendo”.

Ao contabilizar o percurso que se completa com os 28 anos de atuação como do curso de Pedagogia da UFAM, Zeina Thomé soma os mais de 40 anos na atividade educacional, onde aprendeu e ensinou a perceber sempre as marcas de atores humanos e não humanos na construção do mundo e da vida, de forma plural e múltipla, para seguir com o sentimento de ter cumprido a árdua, honrosa e nem sempre reconhecida, tarefa de ser professora.