PNAIC AMAZONAS REALIZA SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXITOSAS

Ao entrar na fase conclusiva de formação dos professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, o CEFORT/UFAM estará realizando o seminário “PNAIC AMAZONAS: A Prática Pedagógica mediada na perspectiva da escolarização e letramento da criança e do adolescente”, referente ao trabalho realizado em 2017 e 2018, envolvendo professores da Educação Infantil, 1º ao 3º ano, e 4º aos 6º anos no programa Novo Mais Educação.

O Programa PNAIC foi desenvolvido pela articulação em Rede do Ministério da Educação com os Estados, Municípios Brasileiros e Universidades Federais, tendo como eixo principal a alfabetização e o letramento das crianças e adolescentes. No Amazonas o programa envolveu a articulação da UFAM, SEDUC, Secretarias Municipais de Educação e Undime.

O seminário ocorrerá nos Polos de desenvolvimento dos cursos, sendo o seminário em Manaus nos dias 26 e 27 de novembro de 2018 e de 03 a 07 de dezembro de 2018 nos oito polos municipais com sede em Humaitá, São Gabriel da Cachoeira, Manacapuru, Tabatinga, Eirunepé, Coari, Itacoatiara e Parintins. Os participantes serão os Formadores Locais, Formadores Regionais e Professores, organizados em turmas dos Polos de Formação dos Professores e Coordenadores Regionais, Locais e Pedagógicos que atuam na Educação Infantil, 1° ao 3° ano e programa Novo Mais Educação, além dos convidados.

O objetivo geral do Seminário é consolidar os saberes, conhecimentos e experiências pedagógicas vivenciadas durante o processo de formação continuada, em atividades orientadas nas escolas, em encontros presenciais e acompanhamento a distância por meio de Plataforma de Aprendizagem do CEFORT/FACED/UFAM.

A programação do Seminário contempla diversos formato tratando do processo pedagógico da formação e da atuação nas Escolas, por meio de palestra, mesa redonda, exposições dos Formadores Regionaise Formadores Locais, Rodas de Diálogo e Ateliês. Estes formatos serão desenvolvidos segundo as condições e possibilidades dos Polos e Municípios participantes dos Cursos.