A descoberta de novos elementos para a aprendizagem

Pós graduação em Educação Infantil apresenta um novo olhar no espaço da escola

Nesta segunda-feira (25), professores da rede pública municipal de ensino, participaram de mais uma ação do Curso de Pós Graduação em Educação Infantil na modalidade a distância, desenvolvido pela Faculdade e Educação da Ufam. As atividades se concentraram na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) na Semed.

A oficina “O espaço e entorno da escola como referências pedagógicas para o desenvolvimento da criança”, foi um dos pontos altos da programação. Com o objetivo de pensar o espaço interno e do entorno da escola enquanto elemento educativo da criança, suas experiências e cultura, os professores puderam ter uma perspectiva dos elementos, seres e fenômenos naturais que podem ser explorados pela criança no ensino da matemática.

À tarde houve uma socialização com projetos de aprendizagem enfocando a realização da sequência didática, a recepção das crianças e as implicações na escola..

A professora Christiana Almeida que desenvolveu sua sequencia didática no Centro Municipal de Educação Infantil Élson Farias, localizado no Mutirão, Zona Norte, trabalhou os órgãos do corpo humano de forma lúdica. O resultado foi uma participação pra lá de animada. “O estímulo foi tão grande que por várias vezes, eu tive de estabelecer regras porque os alunos estavam muito empolgados”.

Para Almeida, que sempre se identificou com a educação infantil, uma Pós Graduação nessa área “caiu como uma luva” no seu campo profissional. “Eu quero conhecer a base, como se dá o desenvolvimento da criança para entender a parte psicológica do adolescente”, explicou.

Marcio Robson de Freitas, professor da Semed que atua junto ao Cefort como tutor, assinalou que a experiência tem sido positiva, tanto no que se refere a educação infantil como a experiência de atuação na educação a distancia. “Temos hoje cerca de 400 professores cursistas que têm acesso a uma bagagem de experiências muito grande. Nosso trabalho é de sistematizar esses conhecimentos. Conhecemos pouco sobre esse universo da infância, da aprendizagem, do início de tudo e com surgem varias questões sociais, daí que essa é uma oportunidade valiosa”.