Alfabetização Matemática
O desafio de pensar de forma lógica

Numa sala de aula da Faculdade de Estudos Sociais 18 professores divididos em dois grupos trabalham focados no desafio de reduzir o tamanho da sala de aula. As cadeiras, mesas, lousa, porta e até a altura da Professora Formadora que lançou o desafio, foi miniaturizado numa prova concreta de que o cálculo permite exatidão na execução de tarefas.

A atividade integra os Cadernos 5 e 6 que tratam do Espaço e da Forma e de Medidas e Grandezas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que reuniu ao longo desta semana, três turmas de Professores Orientadores da SEDUC e uma da Semed. Eles trabalham no eixo Alfabetização Matemática e os Estudos da Linguagem.

Oferecer possibilidades criativas de trabalhar o Espaço e a Forma e as Grandezas e Medidas considerando o universo infantil, é o objetivo desta unidade do Pacto. A atividade prática mostrou a importância da percepção da importância do cálculo na ampliação e redução em situações do cotidiano.

“Entender proporção, escala e cálculo permite uma construção científica. É necessário compreender a importância de exercitar o raciocínio lógico. Pensar numericamente é um exercício que precisamos estimular nas crianças”, pontuou a Professora Formadora do PNAIC Mirna Deise Silva de Abreu.

Na próxima semana será a vez dos professores formadores o Grupo 2 formado por professores orientadores de 16 municípios do interior participam da formação que inclui os Cadernos 5 e 6 do PNAIC.

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