Alfabetização matemática: o novo desafio do PNAIC Amazonas

Matemática. A disciplina muitas vezes temida ocupa o centro das atenções desde segunda-feira (30), na sala 31 da Faculdade de Educação (FACED/UFAM). Vinte e cinco professores participam das atividades do Planejamento dos Professores Formadores em Alfabetização Matemática do PNAIC (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), que termina na quinta-feira (03).

O professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Domingos Anselmo Moura da Silva, que acumula 17 anos de experiência em chão de escola no ensino da matemática, está coordenando as ações de planejamento. Na prática, o professor apresenta sugestões para tornar o ensino da matemática mais prazeroso e os professores que irão atuar como formadores relatam suas experiências em sala de aula.

Esse é um momento muito importante porque estamos discutindo temáticas do caderno que tratam do planejamento escolar. Estamos planejando a partir da troca de experiências de cada um de nós: suas conquistas, suas dificuldades e desafios. Tenho certeza de que os resultados serão muito positivos”, assegurou.

Um dos pontos a serem explorados nesse desafio está centrado na utilização de instrumentos como: símbolos, objetos e imagens do campo da matemática.

Os materiais podem ser tabelas numéricas com números de um a 100 para exploração de regularidades; varal com símbolos numéricos construídos com os alunos; mural que possibilite afixar as produções dos alunos; curiosidades matemáticas; régua para a medição da atura dos alunos e outros.

O primeiro da formação inicial do PNAIC está previsto para iniciar no próximo dia 14 de julho e terminar 18 de julho.