Alfabetização Matemática

O lúdico e a Matemática: uma relação divertida

Terminou na sexta-feira (18), a Formação Inicial em Alfabetização Matemática para Orientadores de Ensino do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) turma capital. A Educação Matemática do Campo e a Educação Inclusiva, foram os temas apresentados no último dia da formação de 40 horas, que contemplou professores orientadores que atuam na capital pela SEMED e SEDUC.

Para poder compreender as particularidades da Educação do Campo foi utilizado o Caderno que trata do tema que apresenta um histórico da educação do campo no Brasil; a relação entre educação do campo e a educação matemática e as práticas socioculturais e educação matemática nas escolas do campo.

A Educação Inclusiva também ocupou as atenções com o aprofundamento do tema. O objetivo foi ampliar o conhecimento por parte dos professores orientados mostrando desde os aspectos legais referentes à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva até o compartilhamento de práticas pedagogias de alfabetização matemática para alunos com necessidades específicas.

A professora orientadora que atua no Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo (CMEE) da Semed Manaus, compartilhou suas experiências no Centro. Ela explicou que quando se fala de educação especial é preciso reconhecer que essa pessoa em uma limitação e não uma deficiência.

“Essa limitação pode ser intelectual, cognitiva, física e precisamos saber como funciona o cérebro dessas crianças para podermos tornar o conhecimento acessível, usando recursos pedagógicos, confeccionados por eles mesmos ou de forma coletiva na sala de aula”, explica.

Ao fazer um balanço da formação, Socorro Duarte, chefe da Divisão Distrital Zona Leste 2 (DDZ Leste 2) afirma que a união de conhecimentos teóricos à prática do professor, foi um grande passo para favorecer a aprendizagem das crianças. “Esta semana verificamos como os números foram originados, confeccionamos jogos, resolvemos desafios, tivemos experiências motivadoras que com certeza vão estimular muito os professores na alfabetização matemática de seus alunos”.