UFAM começa nova Turma do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica

      A solenidade da aula inaugural da 2ª Turma do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da UFAM acontece em Manaus nesta sexta-feira, dia 17/05/2013, às 19h, no Auditório Eulálio Chaves, com a presença dos 225 alunos, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de escola e autoridades da área da Educação do Amazonas. Na oportunidade o Drº Francisco Antônio Pereira Fialho, professor titular do Programa de Pós-graduação em Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, proferirá a palestra “CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO“.

    Esse curso faz parte do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, do Ministério da Educação, sob a responsabilidade de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que integram os estados federados do País, e tem como objetivo formar, em nível de especialização (Lato Sensu), gestores educacionais efetivos das escolas públicas da educação básica, incluídos aqueles de educação de jovens e adultos, de educação especial e de educação profissional. Como resultado dessa iniciativa, o MEC espera a melhoria dos índices educacionais das escolas e municípios atendidos.

     No Amazonas as ações de formação do Programa são realizadas pelo Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para Rede Pública de Ensino – CEFORT, da Faculdade de Educação/UFAM.

Parcerias

     A Universidade Federal do Amazonas já formou, na primeira turma (2010/2011), 355 coordenadores pedagógicos no Amazonas. Nessa 2ª Turma estão inscritos 625 cursistas, sendo 225 da capital e 400 dos 11 municípios participantes. Os principais parceiros da UFAM são a SEDUC e a SEMED.

     Para a coordenadora institucional do Programa no Amazonas, professora Dra. Zeina Rebouças Corrêa Thomé, a contribuição daUFAM “está centrada no desenvolvimento de competências e de habilidades que viabilizem o trabalho coletivo, a liderança de grupos, a formulação e o encaminhamento de soluções de problemas educacionais e a construção de uma proposta pedagógica no âmbito da educação, numa perspectiva de atuação profissional ética e com responsabilidade social”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis