Núcleo Estruturante do Curso de Pedagogia da UFAM realiza autoavaliação institucional

 

No período de 04 a 15 de março de 2013, no Laboratório de Hipermídia da Faced, os alunos, professores e técnico-administrativos do curso de Pedagogia estarão realizando a autoavaliação institucional do curso, considerando as seguintes dimensões: organização didática pedagógica, infraestrutura e servidores (docente e técnico-administrativo educacional).

O curso de Licenciatura plena em pedagogia da UFAM, atualmente com matriz curricular com duração de 5 anos, desenvolve a formação de professores para a educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e gestão escolar. Também oferece a formação pedagógica às demais licenciaturas desta instituição.

Núcleo Docente Estruturante- NDE

Desde 2010 a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES- tornou obrigatória a existência do Núcleo Docente Estruturante (NDE) para proceder ao acompanhamento, desenvolvimento e avaliação do trabalho acadêmico de ensino e pesquisa e extensão dos cursos de graduação no âmbito das instituições de ensino superior do país.

Na Faculdade de Educação da UFAM, o NDE do curso de Pedagogia foi instituído pela Portaria 26/2011 (GD), e desde então vem cumprindo uma agenda de trabalho centrada na reflexão sobre o seu projeto pedagógico, fundamentando o caráter processual da avaliação interna, que visa à produção do conhecimento sobre o sentido da formação no curso.

Nesta perspectiva o NDE realiza processo de autoavaliação institucional da Faced, concebido como um percurso vivencial com vistas à melhoria da qualidade da formação superior de professores para a Educação Básica, segundo os preceitos pedagógicos e legais, cuja meta é a busca da excelência acadêmica e da responsabilidade de trabalhar pela construção de uma sociedade sustentável.

 

PROGRAMAÇÃO

1ª. Etapa- 14 a 22/02/2013

Preparação dos instrumentos de avaliação e do ambiente virtual.

2ª. Etapa- 25/02 a 01/03/2013

Realização das autoavaliação online

Alunos: 04 a 07 de março de 2013-03-04

Professores: 11 a 13 de março de 2013

Técnico-administrativos: 14 e 15 de março de 2013-03-04

 

4ª. Etapa- 18 a 22/03/2013

Sistematização dos dados e análise de resultados.

 

5ª Etapa- 25 a 28/03/2013

Divulgação de resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis