Capacitação técnica do Levantamento da Situação Escolar (LSE)

Aconteceu no período de 13 a 15 de outubro, no auditório da SEMED, a capacitação técnica da metodologia Levantamento da Situação Escolar (LSE) – evento promovido pelo CEFORT, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O treinamento foi destinado a técnicos pedagógicos e de infra-estrutura da SEMED, os quais serão responsáveis pela vistoria das escolas públicas de Manaus.

O treinamento instruiu os técnicos acerca da coleta das informações nas escolas e da inserção dos dados no sistema online do LSE, este que emitirá relatórios de suporte às redes escolares, estimando as necessidades e os investimentos para adequação e melhorias. Durante o treinamento, os participantes tiveram aulas práticas com visita às dependências do Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, que serviu de modelo para a demonstração das teorias.

De acordo com Maria Auxiliadora Britto, mesmo se tratando de uma metodologia nova, o LSE já evidencia um nível elevado de eficiência. “Pode-se comparar o LSE a um raio-x, pois o procedimento faz abordagens muito precisas da situação atual das escolas, possibilitando um diagnóstico muito próximo do ideal de todo o sistema da rede escolar”, afirma a consultora do FNDE, que veio a Manaus exclusivamente para ministrar o treinamento.

Ao final do encontro, cada técnico participante recebeu a senha de acesso ao sistema LSE, no qual os dados coletados serão inseridos. O Levantamento da Situação Escolar deve ser finalizado em Manaus até junho de 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis