Cefort conclui a capacitação no PNAIC de mais de 24,8 mil professores alfabetizadores do AM

O Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviço para a Rede Pública de Ensino (Cefort), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), está concluindo a entrega de mais de 24,8 mil certificados dos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016 da participação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

De acordo com o Coordenador do Cefort, professor Luiz Carlos Cerquinho de Brito, foi concluído o trabalho de capacitação

tanto de professores alfabetizadores, quanto de 420 orientadores de estudos, 76 Coordenadores locais e 32 Professores Formadores da Instituição de Ensino Superior (IES).

A Coordenadora Institucional do PNAIC, professora Zeina Rebouças Corrêa Thomé, explica que a capacitação dos professores foi nas seguintes áreas: Linguagem e Letramento (2013), Alfabetização  Matemática (2014), Ciências Humanas e da Natureza (2015), reforçando essas atividades até o ano passado.

Todos os municípios registraram crescimento em todas as áreas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3,0 em 2013 para 3,5, em 2015.

Nesse período, apenas dois estados do País apresentaram crescimento em todos os aspectos do Ideb, Amazonas e Pernambuco, tanto nos anos iniciais, finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Zeina explicou que desde agosto do ano passado, o Cefort está certificando (in loco) os professores alfabetizadores, orientadores de estudos e coordenadores locais da rede municipal e estadual (capital e interior).

No mês de janeiro deste ano, encerraram-se as viagens para os municípios, os últimos a serem certificados foi Boa Vista do Ramos e Santa Izabel do Rio Negro.

Lançado pelo Ministério da Educação em 2012, com o objetivo de mudar a situação da alfabetização tardia no Brasil, o PNAIC foi realizado entre municípios dos estados e Distrito Federal.

No Amazonas, o Cefort foi credenciado para trabalhar no pacto, cujo objetivo foi alfabetizar em Português, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza, todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso, as escolas públicas de todos os municípios, incluindo a capital, receberam apoio com a formação continuada de professores alfabetizadores, em cursos presenciais realizada pelo Cefort.