CEFORT promove Seminário de Formação de Professores da Educação Infantil: construindo tecnologias, saberes e práticas pedagógicas na Cidade de Manaus
No período de 12 a 16 de maio, o Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino, CEFORT, promove o Seminário “Formação de Professores da Educação Infantil”. O objetivo do evento é socializar, debater e avaliar as atividades pedagógicas desenvolvidas no curso de Pós-graduação Latu Sensu em educação infantil, na modalidade a distancia, desenvolvida através da Parceria da UFAM com o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação de Manaus/Am.
A programação contempla a apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso, oficinas pedagógicas, mesas redondas, palestras, exposição de materiais didáticos e vídeos elaborados no decorrer do Curso. O seminário se destina aos profissionais que atuam no curso de Pós Graduação de Educação Infantil: Professores Cursistas, Coordenadores Pedagógicos, Gestores de Escolas e Estudantes de Pedagogia.
Processo formativo
O Curso atendeu a 160 Centros Municipais de Educação Infantil, da SEMED/Manaus, envolvendo 500 Professores da Educação Infantil, 20 professores Tutores e equipe de 15 Professores/Pesquisadores da UFAM e SEMED/Manaus.
O processo formativo contemplou o vínculo orgânico entre teoria e prática, dimensionando bases teóricas e exercício constante no chão da sala de aula; dimensionando os problemas reais de formação das crianças, atendendo as novas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Neste curso, a base metodológica da formação continuada do CEFORT foi reconfigurada para a modalidade da Educação a Distancia, utilizando ambiente virtual de aprendizagem ancorada no Software Moodle.
O curso se voltou para a fundamentação, elaboração e aplicação de projetos de aprendizagem com as crianças da educação infantil nos CMEIS da SEMED/Manaus. Para tanto, foram realizados analises especificas sobre as condições do espaço escolar, do desenvolvimento e aprendizagem da criança, tomando a pesquisa como principio para a elaboração e execução de projetos de aprendizagem. As atividades do seminário tem por base tanto a produção resultante do processo formativo trajetória curricular do curso de Pós-Graduação, quanto a produção didático pedagógico desenvolvida no âmbito das Escolas da Educação Infantil de Manaus/AM.
Com o desenvolvimento do Curso de Pós-Graduação em Educação Infantil, a Universidade Federal do Amazonas cumpre a sua responsabilidade com a formação dos profissionais da Educação, contemplando a produção de novos conhecimentos, metodologias e tecnologias. Visando a inovação das praticas pedagógicas dos Professores para a formação da criança na Educação Infantil.