CEFORT realiza ações da Meta II do Levantamento da Situação Escolar – LSE

Aconteceu no último dia 11 de maio, no Centro de Treinamento Padre José de Anchieta-CEPAN/SEDUC, a reunião com os secretários de educação dos municípios amazonenses que realizaram o Levantamento da Situação Escolar (LSE), atendendo aos objetivos da Meta II do Termo de Cooperação Técnica entre FNDE e UFAM.

O evento, promovido pelo CEFORT, desenvolveu diálogo construtivo com os gestores adotando como foco os processos de capacitação das equipes, a percepção da finalidade do LSE pelos gestores, as dificuldades enfrentadas durante o levantamento e, o mais importante, o uso que já vem sendo feito, pelos municípios, dos resultados (descobertas, constatações) proporcionados pelo LSE durante as visitas às escolas pelos especialistas para realização dos levantamentos.

Na avaliação do consultor do projeto, professor José Parente Filho, presente no evento, o Amazonas atingiu plenamente os objetivos do projeto, tanto no levantamento, quanto na tabulação dos dados. “Estamos fazendo as análises das ações a partir dos resultados do levantamento nos municípios do Amazonas e tão logo fizermos a análise dos municípios do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santos e Rio Grande do Sul divulgaremos a avaliação final da meta II do projeto”, declarou.

O que podemos adiantar, destacou Parente, é que a ferramenta já está proporcionando melhorias na gestão, como por exemplo a construção de um mapa das necessidades das escolas e planejamento de novas construções no município de São Paulo de Olivença. Outro destaque foi a experiência vivida pelos gestores do município de Juruá, que após o LSE fizeram um plano de reforma para aproximadamente oito escolas, dentro do padrão mínimo sugerido pelo sistema.

Avaliação em outras regiões

A avaliação da Meta II será realizada pela UFAM nos estados do Rio Grande do Norte (25 de maio), Pernambuco (28 de maio), Mato Grosso (22 junho), Rio Grande do Sul (25 de junho) e Espírito Santo(03 de agosto).

O LSE é um sistema informatizado de suporte ao processo de coleta de dados, informações e de avaliação do estado em que se encontram as escolas públicas, utilizando uma metodologia específica de orientação das atividades de coleta, que abrange: infraestrutura física; material didático; equipamento; mobiliário.

Os dados levantados são registrados em um sistema informatizado que armazena, em uma base centralizada, os dados nacionais para serem processados e referenciados aos Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola – PMFE.

O sistema oferece um conjunto de relatórios de suporte à gestão das redes escolares, que indicam a situação de atendimento aos PMFE de cada escola e apresentam estimativas das necessidades e dos investimentos necessários à adequação das escolas aos PMFE.

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