CEFORT realiza curso para qualificar Gestores Escolares de 11 municípios do Amazonas
Começou nesta terça-feira (17/04) a 3ª Turma do “Curso de Especialização em Gestão Escolar”, na modalidade semi-presencial, desenvolvido pelo Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para Rede Pública de Ensino – CEFORT da faculdade de Educação da UFAM, atendendo ao Programa Nacional Escola de Gestores na Educação Básica, do Ministério da Educação-PDE/MEC, realizado por intermédio da Secretaria de Educação Básica SEB/MEC.
Esse curso tem como objetivo formar dirigentes (Diretores e Vice-Diretores) e Coordenadores Educacionais que atuam nas escolas públicas de educação básica das Redes Públicas de Ensino, contribuindo para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e administrativo desses profissionais. A 3ª Turma atenderá 579 profissionais, sendo 423 dos municípios de Humaitá, Manicoré, Maués, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Codajás, Boca do Acre, Barcelos, Beruri e Tefé; e 156 de Manaus.
No período de 17 a 20 de abril acontecerá a 1ª aula presencial nos 11 municípios contemplados, com a disciplina Introdução ao Ambiente Moodle e ao Curso. (Veja o cronograma do curso)
O interesse do Ministério da Educação pela realização de um Curso de Especialização em Gestão Escolar, adotando a metodologia da educação semi-presencial, deve-se ao fato do número expressivo de gestores das escolas de educação básica do Brasil apresentarem formação não-adequada ao exercício da gestão escolar.
Segundo dados do MEC, na região Norte apenas 29,32% dos dirigentes educacionais possuem formação em nível médio. O que compromete a operação da gestão. Nesse sentido, torna-se fundamental e relevante ampliar as diferentes estratégias e modalidades a serem utilizadas, levando-se em consideração as diversidades que constituem a realidade educacional do país.
A utilização de tecnologias para o ensino semi-presencial, prevista na LDB, pode contribuir de maneira efetiva para reverter o atual quadro de formação e qualificação dos profissionais da educação que atuam em diferentes níveis e, neste caso específico, dos que atuam como gestores escolares.
Esse modo de ensinar e aprender possibilita, dentre outros, maior flexibilidade na organização e desenvolvimento dos estudos, fortalecendo não só a autonomia intelectual, mas também a formação de recursos humanos e a sua institucionalização no que tange à formação continuada.
A contribuição da UFAM garantirá a democratização não só dos sistemas de educação municipal e estadual, mas também a melhoria do ensino básico e suas modalidades de educação e a formação do gestor que implicará no desenvolvimento de competências e de habilidades que viabilizem o trabalho coletivo, a liderança de grupos, a formulação e o encaminhamento de soluções de problemas educacionais e a construção de uma proposta pedagógica no âmbito da educação, numa perspectiva de atuação profissional ética e com responsabilidade social.