PAR – Projeto de Formação Continuada de Professores e Tutores par a Redes Públicas de Ensino
ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – DISCIPLINAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS
DEMANDAS ESTADUAIS: Amazonas, Amapá, Maranhão, Pernambuco e Distrito Federal
DEMANDA DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS
IDENTIFICAÇÃO DOS CURSOS
Tutoria em Humanidades e Leitura no Ensino Fundamental
- Demanda para 20 técnicos no Estado de Pernambuco, para atuarem como tutores na formação de professores nas Series Iniciais do Ensino Fundamental
- Carga horária de 160 horas
Humanidades e Leitura no Ensino Fundamental
- Demanda para 1.270 professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal e dos Estados do Amazonas, Amapá, Maranhão e Pernambuco.
- Carga horária total de 100 horas.
OBJETIVOS DO PROJETO
- Promover a formação da consciência da necessidade e do direito à formação continuada nos professores do Ensino Fundamental;
- Promover a formação continuada de professores com base na implicação de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas, a partir da articulação dos componentes curriculares de história e geografia, através de atividades interdisciplinares de aprendizagem com crianças do ensino fundamental;
- Desenvolver a autonomia no processo de aprendizagem e projetos curriculares, de pesquisa e de intervenção por professores do Ensino Fundamental.
Formação de Professores
- A Formação de Professores será processada a partir da articulação entre a fundamentação e o exercício teórico/metodológico, circunstanciadas pelas necessidades dos contextos, dos currículos e da prática pedagógica escolar.
Formação da Equipe Técnica/Tutores
- A Formação da Equipe Técnica/Tutores será realizada com ênfase no desenvolvimento de estruturas metodológicas de elaboração e acompanhamento de projetos e planos, especificados em nível do processo ensino-aprendizagem na Series Iniciais.
SISTEMÁTICA DAS TURMAS