Construindo conhecimento

Cefort promove seminário “Ensino médio e juventude”

Com o objetivo de desenvolver atividades formativas e de construção de conhecimentos por meio de dinâmicas pedagógicas, tais como palestras, mesas redondas, grupos de trabalho, exercícios metodológicos para professores, coordenadores pedagógicos, gestores e estudantes de instituições públicas do Ensino Médio no Estado do Amazonas, o Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino – CEFORT/UFAM, realiza nesta quinta (12) e sexta-feira (13) o Seminário “Ensino Médio, Currículo e Juventude”.  O evento será realizado no Auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais – FES/UFAM.

Vinculado ao Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), da Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal do Amazonas e a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, o evento também enfoca a inovação pedagógica e curricular no âmbito do Programa Ensino Médio Inovador, assim como a constituição de rede de diálogo entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal do Amazonas, a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas e os processos pedagógicos que ocorrem no âmbito da prática pedagógica, efetivamente na atuação dos profissionais da educação com os sujeitos do Ensino Médio.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

DIA 12/11/2013 –Quinta-feira

07h00 – Café da manhã.

08h00 – Recepção e entrega do material.

08h30 – Abertura oficial – (Apresentação do Seminário e do Programa).

09h00 – Palestra 1  – Tema: Sociedade, Juventude e Educação.

Palestrante: Prof. Dr. Luiz Carlos Cerquinho.

Interlocução: Profª. Dra. Neiza Teixeira Soares.

10h00 – 1ª Mesa Redonda e Exercícios Metodológicos.

Tema: Desafios para a formação do jovem no século XXI: pensar, operar; sentir, fazer; comunicar, socializar.

Palestrantes:

Artes – Prof. Dr. Otoni Mesquita.

Filosofia – ProfªDrªMarilina Bessa.

Física – Prof. MsC Adelino Ribeiro.

Matemática – Prof. MsC Domingos Anselmo.

Coordenador de mesa:Profª. MsC Eliane Ferreira.

12h00 – Almoço.

14h00 – Palestra 2 -Tema:  Currículo e Interdisciplinaridade no Ensino Médio.

Palestrante: Profª. Dra. Neiza Teixeira Soares.

Interlocução: Prof. Dr. Luiz Carlos Cerquinho de Brito.

15h00 – 2ª Mesa Redonda e Exercícios Metodológicos.

Tema: Desafios para a formação do jovem no século XXI: vida, corpo e linguagem.

Palestrantes:

Biologia – Prof. Dr. WeltonYudiOda.

Geografia – Prof.Dr.Ricardo Nogueira.

História – Profª Mestranda Maria Ediene.

Língua Portuguesa – Profª. MsC Margareth Abtibol.

Coordenador de mesa: ProfªMsC Nádia Falcão.

17h00 – Apresentação e orientação para a utilização da Plataforma Digital.

ProfªDrª Zeina Thomé e Engenheiro em Informática Gerson Reis.

18h00 – Coquetel.

DIA 13/11-Sexta-feira

07h00 – Café da manhã.

08h00 – Grupos de Trabalho.

•     05 grupos com 40 Participantes – totalizando 200 participantes

•     Coordenação de 05 Professores da Equipe do Projeto, 1 Estagiário (a) por Grupo

•     Espaços: 05 salas da FACED

•    Orientação e Acompanhamento das discussões sobre a realidade do Ensino Médio.– Levantamento de problemas de ensino e aprendizagem – Elaboração de diagnóstico, por meio de diálogo e debates orientados com instrumento determinado.

12h00 – Almoço

14h00 – Plenária.

•     Apresentação dos resultados dos GT’s;

•     Avaliação e Encaminhamentos para a continuidade do Projeto;

•     Encerramento e entrega dos Certificados.

18h00 – Coquetel de Encerramento e lançamento do livro: Educação Patrimonial e Formação Cultural.