Curso de Humanidades inicia no Amazonas

O CEFORT/UFAM, em parceria com a SEB/MEC e a SEDUC/AM, inicia, no dia 21 de junho, o Curso de Humanidades para Professores das Séries Iniciais no estado do Amazonas. O curso possui como objetivo a formação continuada de 340 professores das séries iniciais da Rede Municipal e Estadual de Ensino, com foco principal nos componentes curriculares das áreas de História e Geografia.

No Amazonas, o projeto seguirá basicamente a mesma metodologia utilizada nos outros Estados onde o curso já foi iniciado. “São três etapas: a primeira consiste na fundamentação e apropriação dos conceitos básicos que orientarão os cursistas na elaboração do planejamento de educação, humanidades, ensino e aprendizagem de História e Geografia; a segunda etapa instruirá os participantes acerca da investigação pedagógica com seus estudantes; na etapa seguinte, cada participante desenvolverá os planos didáticos em sala de aula, acompanhados por meio de registros como relatórios e portfólios; e, por último, os cursistas apresentarão os resultados obtidos em sala de aula para avaliação e discussão, sendo esta etapa concluída com a certificação”, explica o Coordenador do projeto, Prof. Dr. Luiz Carlos Cerquinho.

Para melhor atender à demanda que originou o projeto, o curso será desenvolvido com metodologia de prática pedagógica em serviço – os professores serão orientados na elaboração de planos de aprendizagem que serão desenvolvidos na sala de aula onde atuam – e contará com materiais didáticos elaborados pelo próprio CEFORT.

O Curso de Humanidades para Professores das Séries Iniciais está em vigor desde janeiro de 2010, e visa a formação continuada de 1.270 professores das Redes Estaduais de Ensino nos estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Distrito Federal e Pernambuco. No Amazonas, o curso abrangerá os municípios Manaus, Manacapurú, Itacoatiara, Iranduba, Careiro da Várzea, Coarí e Juruá. Esta primeira fase será concluída no dia 23 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis