CEFORT INICIA CURSO DE HUMANIDADES NO AMAPÁ

 

 

Começa hoje, 20 de setembro, a primeira fase do Curso de Humanidades para Professores das Séries Iniciais no Amapá. O projeto – fruto da parceria entre MEC, Secretarias de Educação e UFAM – possui por objetivo a formação continuada de 210 professores de História e Geografia atuantes na Rede Pública de Ensino dos municípios de Macapá e Oiapoque, e será dividido em três fases presenciais. A última deve terminar em novembro deste ano.  

Esta primeira fase consiste em três dias de qualificação, nos quais os cursistas serão instruídos acerca dos conceitos básicos que possibilitam a investigação sobre o modo de vida e perfil sociocultural dos estudantes. Na segunda fase, que ocorrerá em outubro, os cursistas serão orientados na elaboração do planejamento do ensino e da aprendizagem de História e Geografia, com base na investigação realizada sobre o aluno. Na terceira e última fase presencial, prevista para novembro, haverá o desenvolvimento de projetos de aprendizagem pelos cursistas em suas salas de aula, num importante processo de aplicação da teoria à prática. Por fim, haverá um seminário de socialização das experiências e a entrega dos certificados, expedidos pela Universidade Federal do Amazonas. Após as fases presenciais, a qualificação continua na modalidade à distância, por meio de um ambiente hipermídia de aprendizagem (moodle), hospedado neste site.

O curso será ministrado por 6 formadores/especialistas do CEFORT – Professores Iglê Wanzeler, Neiza Teixeira, Mônica Lobato, Adiel Leão, Fernando Barbosa e Kelem Priscila Buraslam – e contará com metodologia e materiais didáticos elaborados pelo próprio CEFORT, tais como materiais impressos/fascículos e vídeos educativos.

O Curso de Humanidades para Professores das Séries Iniciais é parte integrante do Plano de Ações Articuladas (PAR) – programa vinculado ao Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal (PDE) – e surgiu por conta da necessidade de maior formação cultural e Humanística dos alunos das séries iniciais. No total, são 4 os estados abarcados pelo projeto: Amazonas, Amapá, Maranhão e Pernambuco, além do Distrito Federal, visando atingir a meta de 1.270 certificações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis