CEFORT/FACED desenvolverá a terceira fase da formação continuada em Pernambuco

O CEFORT/FACED, está organizando a terceira fase do Curso de Formação de Tutores no Estado de Recife-Pernambuco que ocorrerá no período de 19 a 20 de agosto deste ano.

O curso de Formação de Tutores em Humanidades e Leitura no Ensino Fundamental, foi elaborado por especialistas do CEFORT e está vinculado ao Plano de Ações Articuladas do Governo Federal, sendo coordenado pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação.

Para o desenvolvimento deste trabalho, a equipe do CEFORT tem investido no estabelecimento de parcerias institucionais com diversas Secretarias de Educação do Amazonas, de Pernambuco, Brasília, Amapá e Maranhão. Segundo indica o Coordenador do Cefort, Prof. Luiz Carlos Cerquinho de Brito, a consolidação das parcerias institucionais é uma condição para o êxito do trabalho universitário na formação dos professores, contemplando tanto os acertos de organização do trabalho quanto a adequação das atividades às demandas reais da prática pedagógica, da formação de crianças, adolescentes e jovens do Ensino Fundamental. O propósito deste curso é promover a formação continuada de professores com base na implicação de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas, a partir da articulação dos componentes curriculares de história e geografia, através de atividades interdisciplinares de aprendizagem com crianças do Ensino Fundamental.

A demanda do projeto em Pernambuco se define pela formação de 520 professores e 25 tutores, abrangendo cerca de 90 municípios do Estado, através de 17 gerências educacionais. O curso de formação continuada dos tutores terá duração média de cinco (05) meses, no decorrer dos quais serão desenvolvidas atividades nas modalidades presencial, em serviço e a distância; contemplando acompanhamento metodológico dos cursistas, através de ambiente digital na WEB produzido pelo CEFORT.

Para esta primeira etapa do Curso, atuarão como docentes os Professores Luiz Carlos Cerquinho de Brito e Maria Belacilda de Oliveira Feitoza, utilizando metodologia e materiais produzidos no próprio CEFORT. Esses materiais se constituem de caderno metodológico e vídeos específicos da área de ciências humanas e sociais, contemplando o desenvolvimento de projetos de aprendizagem nas salas de aula em que atuam os professores cursistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis