Seminário Projeto Humanidades nas Series Iniciais: avaliação, socialização e democracia

altSocializar e avaliar as experiências pedagógicas desenvolvidas no Projeto Humanidades nas Séries Iniciais, implementado pelo CEFORT/UFAM, em 2010, junto a SEB/MEC, nos Estados do Amazonas, Amapá, Maranhão e Pernambuco. Com esses objetivos, o CEFORT reuniu, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2011, no auditório Alalau/FACED, formadores e coordenadores do referido projeto, além de autoridades ligadas a educação dos estados envolvidos.

altDurante o evento, foram constituídos indicadores acadêmicos, pedagógicos e políticos do projeto, na perspectiva do avanço na qualidade da educação básica, da formação continuada de professores, da formação cidadã da criança no ensino fundamental e da consolidação das parcerias institucionais entre CEFORT/UFAM, MEC e as Redes Publicas de Ensino.

altDe acordo com o coordenador do CEFORT, prof. Luiz Carlos Cerquinho de Brito, o seminário superou as expectativas, especialmente na análise das parcerias institucionais do CEFORT com as Redes Publicas de Ensino. “Entendo que foi consolidada uma proposta metodológica de formação continuada dos professores pela UFAM, atingindo a base principal da educação escolar, que e a formação da criança. Tivemos a participação e o envolvimento efetivo dos gestores e professores dos estados AM, AP, MA e PE, sendo indicada a continuidade do trabalho e novas pesquisas pelo CEFORT/UFAM”, declarou.alt

Narcisa Ennes, técnica pedagógica da SEDUC/Maranhão e representante institucional do projeto Humanidades nas Séries Iniciais neste estado, também avaliou a experiência de forma positiva. “O seminário significou a configuração de uma ação educativa estruturada em princípios e conduções metodológicas que deixaram a todos altos envolvidos uma nova dimensão de ensino para a educação hodierna. Gerou estímulos e apontou caminhos por meio da troca de experiências entre os estados participantes, possibilitando reflexões e fundamentando novos olhares para a organização da formação continuada de cada estado”, considerou a técnica pedagógica, que veio a Manaus exclusivamente para participar o evento.

altPara a estudante de pedagogia Dávila Melo, que altparticipou do evento como ouvinte, a experiência agregou conhecimentos importantes à sua formação: “Pudemos verificar como ocorre o processo de formação continuada de professores, alem de termos conhecido as diferenças educacionais entre os Estados envolvidos”, afirmou.

 Humanidades

altO Projeto Humanidades nas Séries Iniciais, desenvolvido pelo CEFORT/UFAM em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação do Amazonas, Amapá, Maranhão e Pernambuco, faz parte das ações da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, coordenada pela Secretaria de Educação Básica do MEC.

Objetivando privilegiar a formação, socialização e humanização dos estudantes das séries iniciais, o projeto Humanidades nas Series Iniciais formou 15 tutores e 1.116 professores, distribuídos em 38 turmas nos referidos estados, com foco principal nas áreas de História e Geografia, no período de abril a dezembro de 2010.

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