Dissertação apresenta estudo sobre “O Codesign Pedagógico para Ambientes Virtuais”

O modelo inovador de trabalho colaborativo Codesign, aplicado na construção de uma brinquedoteca virtual denominada “Espaço do Brincar”, desenvolvido no Centro de Formação Continuada, desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (Cefort), da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi o tema da dissertação defendida pelo mestrando Francisco Rogério Carvalho na referida faculdade.

A pesquisa aponta o avanço da revolução tecnológica também na área da educação e propõe o modelo para as concepções de projetos para fins de mediações tecnológicas e, principalmente, para a formação de professores.

A orientadora do mestrando foi a professora doutora Zeina Rebouças Corrêa Thomé e a banca examinadora foi composta pelos professores doutores Kleomara Gomes, Luiz Carlos Cerquinho de Brito  e Rosa Mendonça de Brito, todos da Ufam.

No Cefort, onde são desenvolvidas ferramentas para atender a diversos projetos educacionais de ensino mediado por tecnologia, Rogério observou os desafios e contribuições para, do aperfeiçoamento à transformação, melhorar os modelos educacionais de modo a atingirem os resultados desejados.

Ele destaca o papel dos diversos atores – desenvolvedores, coordenadores, educadores, entre outros – cuja ação nos bastidores das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) com foco na educação, desvalorizam elementos importantes no processo de concepção dos tais recursos tecnológicos, desde a criação e planejamento até ao reconhecimento das diferenças culturais do público-alvo nas novas ferramentas de apoio ao ensino.

Usando como metodologia o estudo de caso e tendo como teórico principal o francês Bruno Latour, o principal expoente da Teoria Ator-Rede (TAR), o mestrando acompanhou a concepção dos projetos de mediação, a dinâmica da rede de atores humanos e não humanos do processo de concepção e desenvolvimento do design pedagógico em ambiente virtual para uso interativo de jogos, contação de história, brincadeiras e arte por graduandos de licenciatura, especialmente de pedagogia.

A pesquisa apontou que, na construção do espaço, os passos a serem dados são resultados de muitas reuniões e discussões, exigindo participação de todos da equipe. “A tomada de decisão é o momento mais crítico nesse modelo de trabalho, tendo como ponto chave a plena consciência e preparo dos atores envolvidos para que os trabalhos tenham fluidez sem deixar de ouvir ideias, permitir questionamentos, discutir pacientemente e atuar democraticamente para que os objetivos sejam realmente resultado harmônico das ações coletivas”, concluiu ele, apontando o pioneirismo para a construção de uma ferramenta tecnológica no formato na plataforma Moodle.

Ao finalizar, Rogério disse que o “Espaço do Brincar”, se propõe a ser uma solução virtual para as dificuldades de promoção da experimentação pedagógica de estudantes de licenciatura que precisam exercitar as atividades práticas em ambiente controlado. Para isso, têm que ter supervisão de um professor mais experiente, do contrário irão para mercado de trabalho sem a devida experiência prática necessária para o exercício adequado de suas atividades laborais.