Educação Ambiental em espaços educadores
Cursistas apresentem projetos de intervenção

Depois de 18 meses de intensas atividades, os participantes do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis, cumprem sua última etapa com a apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso. A apresentação dos TCC`s será feita por meio de pôsteres s no hall da Faculdade de Ciências Agrárias, nesta sexta-feira (15) a partir das 8h.

Além de professores da rede pública estadual e municipal de ensino, participam do curso líderes comunitários, militares, jornalistas e representantes de Organizações Governamentais e Não Governamentais.

A iniciativa de oferecer uma especialização no modelo Ensino a Distância abrangendo cursistas de Manaus e da região metropolitana: Iranduba, Manacapuru, Novo Airão e Presidente Figueiredo-, surgiu a partir da constatação de que cursos de curta duração e sem acompanhamento posterior, não são eficientes no sentido de formar agentes capazes de atuar em sua área de formação como educadores ambientais.

“Nossa proposta foi desenvolver uma abordagem polissistêmica de questões essenciais para o desenvolvimento da educação ambiental em contextos escolares, em espaços educadores formais e não formais, explica a coordenadora institucional do curso, professora Maria Anete Leite Rubim.

Os cursistas apresentaram propostas de intervenção ligadas a formação de redes, movimentos de juventude, identidade e territorialidade, gestão ambiental na escola e na comunidade, considerando as mudanças ambientais globais e a construção de espaços educadores sustentáveis.

A especialização foi uma iniciativa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), junto ao Ministério da Educação (MEC), coordenada pela Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) por meio do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviço para a Rede Pública de Ensino (CEFORT) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED).