Gestores de escolas de Manaus assistem à primeira aula presencial do Curso de “Especialização em Gestão Escolar”

Desde terça-feira (17/04), cento e cinquenta e seis diretores, vice-diretores e coordenadores educacionais das escolas públicas da Educação Básica assistem à disciplina Introdução ao Ambiente Moodle e ao Curso, ministrada pela professora Kleomara Gomes Cerquinho, do “Curso de Especialização em Gestão Escolar”, desenvolvido pelo Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para Rede Pública de Ensino – CEFORT da faculdade de Educação da UFAM.

Nesses quatro dias reservados à primeira aula presencial, cada grupo de 20 a 25 cursistas, durante 8 horas, está tendo acesso aos instrumentos e conteúdos da disciplina, tirando dúvidas e realizando as primeiras atividades. As demais atividades serão realizadas a distância, por intermédio do Ambiente de aprendizagem (Moodle), coordenadas por uma equipe composta de: coordenador geral, coordenador de sala de ambiente, professor pesquisador, supervisor de curso, tutor, suporte técnico e apoio administrativo.

Interior do Amazonas

A aula presencial também está sendo realizada nos municípios de Humaitá, Manicoré, Maués, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Codajás, Boca do Acre, Barcelos, Beruri e Tefé, atendendo 423 cursistas, garantindo assim a formação de recursos humanos nas redes estaduais e municipais de ensino.

Oferecido pelo Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, o Curso de Especialização em Gestão Escolar terá 400 horas/a, distribuídas em oito disciplinas, sete Encontros Presencias e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);operado numa estrutura descentralizada, sob a responsabilidade da Universidade Federal do Amazonas, sob a coordenação da Secretaria de Educação Básica- SEB/MEC e em colaboração com o Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE.