Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico graduação@UFAM

Implantação e desenvolvimento de software e de material instrucional para suporte às ações semipresenciais de 20% da matriz curricular do Curso de graduação presencial em Pedagogia na UFAM

O “graduação@UFAM” é um projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico idealizado pelo CEFORT e vinculado à FACED/UFAM. Em fase de discussão no Departamento de Métodos e Técnicas, o projeto visa o desenvolvimento e implantação de softwares e materiais instrucionais como recurso de apoio ao processo de ensino aprendizagem presencial, consistindo na virtualização de 20% da carga horária total do curso de graduação presencial em Pedagogia da UFAM.

Se você está se perguntando se isso é possível, nós não somente garantimos que sim, como também explicamos a você.

Desde as orientações decorridas da Portaria n⁰2.253, de 2001, do Ministério da Educação, a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem nos cursos de graduação presenciais de instituições públicas já é uma realidade. Essas ações visam atender o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Portaria n⁰4.059, de 2004, decretada pelo MEC, que garante que atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino-aprendizagem centrados na auto-aprendizagem, realizadas por intermédio das novas tecnologias de comunicação, podem ser ofertadas como disciplinas e corresponder em até 20% da carga horária total dos cursos superiores nas universidades brasileiras.

Para a Universidade Federal do Amazonas, a virtualização de 20% da carga horária total dos cursos de graduação é um passo fundamental para a inovação pedagógica e a melhoria da formação dos sujeitos, em todas as áreas do conhecimento e dos campos profissionais, devendo se constituir em investimento institucional, na direção de novos desenhos políticos, pedagógicos, tecnológicos e acadêmicos, das Unidades Acadêmicas e das Pró-Reitorias de Ensino e Pesquisa.

Para o acadêmico de Pedagogia da UFAM, também são diversos os benefícios da implantação deste projeto. Dentre eles, encontram-se:

  • A inserção nas demandas da vida social e das especificidades do mundo do trabalho;
  • A formação orientada para a construção de um “olhar” capaz de ultrapassar o senso-comum, como as explicações meramente discursivas e descritivas ainda presentes na academia;
  •  A possibilidade da realização de parte das atividades da disciplina em horário e local mais apropriado para o acadêmico, principalmente aquele já inserido no mercado de trabalho, visto que o mesmo poderá organizar-se de acordo com suas necessidades e características.

“Graducação@UFAM” na prática

Diante das necessidades e cenários apontados, o projeto de pesquisa e desenvolvimento “graduação@UFAM” surge com a proposta de implantar e desenvolver mediações pedagógicas e tecnológicas para a realização e acompanhamento da educação presencial, semipresencial e a distância na esfera da Universidade Federal do Amazonas, atendendo às orientações legais  da virtualização de 20% das disciplinas do currículo dos Cursos de Graduação da UFAM, tendo como referência a realização de uma experiência Piloto no curso de graduação presencial em Pedagogia da FACED/UFAM.

Este Projeto Piloto é desenvolvido na disciplina Estágio Supervisionado das Habilitações, Supervisão e Orientação Educacional, em duas turmas do curso presencial de Pedagogia/UFAM, coordenados pelos Professores Doutores Luiz Carlos Cerquinho e Zeina Rebouças Corrêa Thomé, desenvolvedores do “graduação@UFAM”. Conduzido com participação dos estudantes e professores da referida disciplina, o projeto piloto contempla a investigação em grupos de estudo, bem como a realização de atividades em ambiente virtual de ensino aprendizagem, utilizando plataforma de código aberto (MOODLE), desenvolvido pelo CEFORT e hospedado neste Portal (https://cefort.ufam.edu.br).

No segundo semestre de 2010, será ofertada também a disciplina Informática Aplicada à Educação, ministrada pela Professora Dra. Zeina Thomé. A disciplina deverá propiciar ao aluno um embasamento teórico/prático necessário para introduzi-lo na utilização das tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação, estabelecendo a interface/conexão entre ensino presencial e à distância. Consistirá, também, na validação ergonômica do sistema e da pedagogia da sala ambiente, possibilitando ao aluno a compreensão da informática como ferramenta que proporciona ao indivíduo a possibilidade de um novo modo comunicação, interação cooperativa com os outros indivíduos e grupos, bem como a busca e a divulgação de conhecimentos em ambientes telemáticos, de modo a auxiliar na construção do seu processo de aprendizagem.

Essas ações evidenciam os esforços da Faculdade de Educação para inserção da Universidade Federal do Amazonas nas atuais demandas de inovação tecnológicas que ocorrem no âmbito da educação superior brasileira, visando a modernização dos processos de ensino e aprendizagem por meio dessas novas formas de apropriação de conhecimento.

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