Os desafios da Gestão Democrática
450 gestores iniciam Pós Graduação em Gestão Escolar

Começou nesta segunda-feira (24), o Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar. A aula inaugural aconteceu no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (CEPAN), na Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino, SEDUC/AM.

A solenidade contou com a presença da Diretora da Faculdade de Educação, Selma Baçal, que representou a UFAM; do Diretor do CEFORT, Luiz Carlos Cerquinho de Brito; da Diretora do CEPAN, Regina Marieta Teixeira Chagas, que representou a Seduc e a Diretora do Departamento de Gestão Democrática (DGD) da SEMED Lucy Meire da Rocha Braga.

Professor Luiz Carlos Cerquinho

Com 450 cursistas, a Pós Graduação em Gestão Escolar é uma das ações do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEG), sendo este, parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação no Ministério da Educação (PDE/MEC), e realizado por intermédio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). Na Universidade Federal do Amazonas, o PNEG está abrigado no CEFORT.

A professora Zeina Rebouças Thomé, coordenadora do Programa Escola de Gestores da Educação Básica no Amazonas, destacou que a Pós Graduação em Gestão Escolar é importante “porque contempla os desafios de uma gestão democrática facilita a busca por respostas e caminhos novos na prática da gestão”.

Professora Zeina Rebouças Thomé

Questões sociais

O curso possibilita aos participantes, não somente a ampliação da reflexão de conceitos, técnicas e práticas fundamentais para a gestão democrática, mas também uma orientação política, de forma que estes gestores compreendam tanto de questões sociais, quanto de questões burocráticas, para que saibam delegar funções mais técnicas e possam dedicar-se mais às questões sociais, humanísticas, educacionais, e, especialmente, à Gestão Escolar, no sentido legítimo do termo..

Na aula inaugural, a professora Rosângela Castilho Barbosa, explicou aos cursistas o funcionamento do ambiente virtual do curso e destacou a importância de criar mecanismos para que a comunicação flua entre eles e seus tutores: “Além de organizar bem o tempo para não perder prazos, é necessário que todos fiquem atentos a necessidade de se comunicar bem com os tutores e colegas para dirimir dúvidas e compartilhar conhecimentos”.

O curso, que terá duração de 14 meses, já está na sua 4ª edição.