Formação Continuada – Amazonas
1ª fase da Formação Continuada de Professores no Estado do Amazonas
No período de 21 a 23 de junho deste ano o CEFORT/FACED iniciou a primeira fase da Formação Continuada de Professores no Estado do Amazonas. Elaborado por especialistas do CEFORT, o curso de formação continuada intitulado “Humanidades nas Séries Iniciais” atingirá 240 professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Amazonas e está vinculado ao Plano de Ações Articuladas do Governo Federal que é coordenado pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação.
Após a demanda definida pelo PAR e sistematizada as solicitações por área do conhecimento e por região geográfica, solicitado o planejamento dos cursos às universidades que integram a REDE/SEB/MEC. Representando a UFAM, o CEFORT elaborou plano de trabalho para responder esta solicitação com o planejamento do curso na área de Ciências Humanas e Sociais, que visam a melhoria da qualidade do ensino e da formação cidadã, que se justifica o presente projeto de formação de professores, focando o ensino e a aprendizagem de história e geografia, tendo como eixo a formação cultural de crianças.
O curso de formação continuada intitulado: Humanidades nas Séries Iniciais, para 340 professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Amazonas, através de atividades pedagógicas, fundamentação, oficinas metodológicas, acompanhamento orientado, prática pedagógica em serviço e seminário de apresentação de trabalhos, o curso contará com a carga horária total de 100 horas.
Entre os municípios beneficiados com a formação de 10 turmas estão: Manaus, Juruá, Manacapuru, Maués, Itacoatiara, Iranduba, Careiro da Várzea e Coari.
A realização dos momentos presenciais está programada nos seguintes dias: 1ª. FASE no período de 21 a 23 de junho; 2ª. FASE no período de 25 a 27 de agosto e a 3ª. FASE no período de 30 de setembro e 01 de outubro de 2010.
Na elaboração da estrutura e sistemática metodológica do curso, a fim de atender os pressupostos de articulação entre os fundamentos teóricos e a prática docente, o curso do Cefort/UFAM apresenta integração vertical e horizontal no tratamento dos quadros conceitos, temáticos dirigidos para a prática pedagógica em serviço. Essa articulação esta assentada no tripé curricular de apropriação e exercício metodológico/didático dos conteúdos e ferramentas didáticas. O desenvolvimento deste Projeto de Extensão – Formação continuada de Professores e Tutores ocorrerá através das seguintes estruturas/fases metodológicas:
FASE/ C.H. |
DECRIÇÃO DA FASE |
CONTEÚDO |
FASE 1 – 24h Presencial |
Fundamentação e Orientação para Investigação
|
· Humanidades e formação da criança nas Séries Iniciais; · Componentes curriculares de História e Geografia; · Orientação metodológica para investigação |
FASE 2 – 16h Exercício Metodológico |
Investigação |
Desenvolvimento Curricular do ensino de História e Geografia nas Séries Iniciais |
FASE 3 – 24h Presencial |
Planejamento da prática docente em serviço |
· Socialização, montagem de quadros e de indicadores da investigação; · Orientação,metodológica e elaboração de projeto de aprendizagem. · Orientação para Registro da prática docente. |
FASE 4 – 20h Ead. |
Prática Pedagógica em serviço |
Aplicação de projeto de aprendizagem. |
FASE 5 – 16h Presencial |
Seminário |
Socialização, avaliação e certificação. |
CARGA HORÁRIA TOTAL: 100h |