PEIF apresenta o papel da UFAM no Alto Solimões

No período de 10 a 11 de dezembro, o Programa Escolas Interculturais de Fronteira Acompanhamento Pedagógico, realizou no município de Benjamin Constant, o IV Seminário Temático Experiências Significativas na Sala de Aula.

Apresentar o papel da Universidade Federal do Amazonas na Região do Alto Solimões; as ações significativas realizadas nas salas de aula de escolas atendidas pelo PEIF e os avanços no processo de aprendizagem na perspectiva intercultural foram os objetivos do evento.

A programação abrangeu conferências, exposição de trabalhos, mesas redondas, relatos de experiências e reuniões.

O Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) é desenvolvido em cidades brasileiras da faixa de fronteira de um lado e em suas respectivas cidades-gêmeas de países que fazem fronteira com o Brasil, de outro. Até o ano de 2013, os países envolvidos são: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Para o ano de 2014, pretende-se agregar Colômbia, Peru, Guiana e Guiana Francesa, incluindo, portanto, língua inglesa e língua francesa, respectivamente.

Seu principal objetivo é o de promover a integração regional por meio da educação intercultural que garanta formação integral às crianças e aos jovens nas regiões de fronteira do Brasil com outros países.

Com informações do pbortal do MEC:  http://educacaointegral.mec.gov.br/escolas-de-fronteira