PEIF conclui atividades de 2015
Seminário “Experiências Significativas na Sala de Aula”

Nos dias 10 e 11 de dezembro  o Programa Escolas Interculturais de Fronteira – Acompanhamento Pedagógico  no Alto Solimões (PEIF),  finaliza suas atividades em 2015 com o Seminário “Experiências significativas em sala de aula”. O evento acontece no Instituto Natureza e Cultura  da UFAM em Benjamin Constant.

Os objetivos do Seminário são: apresentar o papel da UFAM na Região do Alto Solimões e as ações significativas realizadas nas salas de aula das escolas atendidas pelo PEIF e os avanços no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva intercultural.

Participarão do seminário  gestores, cursistas das escolas atendidas pelo PEIF, comunidade escolar e equipe do Programa Escolas Interculturais de Fronteira.

O evento será aberto às 10h pelo Pró-Reitor Adjunto da UFAM, professor Nelson Noronha que irá proferir a conferência “UFAM na tríplice fronteira: sua missão de construir formas solidárias através de processos educativos interculturais.”

No período vespertino haverá atividades culturais e exposição de trabalhos das escolas municipais de Benjamin Constant e Tabatinga.

No dia 11,  a partir das 08:30h uma mesa redonda abrirá os trabalhos com o tema “Diálogos Étnicos”  com participação dos representantes indígenas Manuel Nakuá Mayoruna (mayoruna) e Reinaldo Otaviano do Carmo (ticuna) . O professor Rodrigo Braga Reis será o mediador.

Em seguida, será o momento das “Experiências Significativas” com  trabalhos das Escola Municipal Senador Fábio Lucena, Escola Municipal Indígena João Ayres Cruz e Escola Municipal Ambrósio Bemerguy.

No período da tarde  as escolas municipais  CESBI, Sofia Barbosa e  Cosme Jean apresentarão suas experiências significativas.

O Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) é desenvolvido em cidades brasileiras da faixa de fronteira de um lado e em suas respectivas cidades-gêmeas de países que fazem fronteira com o Brasil, de outro. Até o ano de 2013, os países envolvidos são: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Para o ano de 2014, pretende-se agregar Colômbia, Peru, Guiana e Guiana Francesa, incluindo, portanto, língua inglesa e língua francesa, respectivamente.

.

Com informações do site:  http://educacaointegral.mec.gov.br/escolas-de-fronteira