PNAIC ANO 2
Foco na Matemática e na Linguagem

O ano de 2015 já começa com entusiasmo para os participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A partir do dia 09 de fevereiro, o PNAIC Ano 2 que nesta fase abrange a Alfabetização Matemática e Estudos em Linguagem, já retoma sua programação com planejamentos, encontros entre Professores Formadores e Professores Orientadores de Estudo e reuniões com os Coordenadores Municipais locais.

Nos dias 09 e 10 de fevereiro, o foco será o Planejamento dos Professores Formadores . E no dia seguinte (11), no horário de 08h às 12h, os Formadores voltam a se reunir para trocar ideias e definições sobre o Seminário Estadual, previsto para o mês de abril deste ano.

Encontro

No período de 12 a 13 de fevereiro, haverá o planejamento dos Professores Formadores de Matemática e Linguagem para o 4º Encontro com Orientadores de Estudo, que está programado para os meses de março e abril.

Neste encontro os Professores Formadores farão a leitura prévia dos textos dos cadernos 07 e 08 que tratam da Educação Estatística, Saberes Matemáticos e outros campos do saber, Alfabetização Matemática, levantamento de dúvidas e argumentos.

Ainda neste encontro será definido o texto para a abordagem da Educação Matemática Inclusiva e a Educação Matemática no Campo, enriquecido de outras leituras para aprofundamento dos conteúdos.

No campo dos Estudos de Linguagem haverá pesquisa de material teórico abordando sobre a temática: Gêneros textuais e Organização do Trabalho Pedagógico: rotina, projeto didático, sequência didática; Dialogo com os formadores de grupo sobre os textos a serem estudados para troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas sobre a possibilidade de haver a interdisciplinaridade, entre outros aspectos.

Está prevista ainda a elaboração de sínteses ou resumos para a produção dos slides; Pesquisa e seleção dos recursos didáticos e pedagógicos auxiliares: vídeos, textos complementares, maquetes e atividades a serem compartilhados nos encontros de planejamento.

O passo seguinte será a consolidação das leituras e dos materiais nos encontros de planejamento acompanhado de discussões, sugestões, propostas e divisão de tarefas para aprofundar e consolidar leituras, organizar e produzir o material da Sala Ambiente.

Concluindo a programação de fevereiro, nos dias 23 e 24, os Coordenadores Municipais locais terão um encontro no Mini auditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis