PNAIC
Avaliação dos avanços e conquistas

Nesta quarta-feira (27), coordenadores locais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), se reuniram no auditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).  A reunião teve por objetivo avaliar o trabalho administrativo e pedagógico desenvolvido ao longo da formação continuada do PNAIC no âmbito do CEFORT, Faculdade de Educação (FACED) da UFAM, durante os anos I-2003; II-2014; III-2015/2016.

Informes sobre o Pacto; prazos de envio de relatórios; certificação e prazo e situação dos artigos e/ou relatos de experiência e prestação de contas de diárias e passagens, constaram da pauta.

A Coordenadora Geral Institucional do Pnaic no âmbito do Amazonas, professora  Zeina Rebouças Corrêa Thomé,   iniciou o encontro apresentando o itinerário realizado na implementação do PNAIC; em seguida houve a avaliação da logística administrativa pela equipe de supervisores do programa. O monitoramento pedagógico também foi objeto de avaliação. A Coordenadora Adjunta Pedagógica do PNIAC, professora Clotilde Tinoco Sales, ficou responsável pela avaliação pedagógica sobre o Pacto.

Mobilizar a comunidade para o desenvolvimento do programa, foi um dos primeiros desafios a serem vencidos pelo PNAIC, conforme observação de alguns coordenadores locais. É que  a resistência de alguns professores alfabetizadores que atuavam há muito tempo na área do magistério e outros recentes no quadro de professores, configurava-se como um problema. Mas, conforme a percepção sobre o alcance do programa foi sendo reforçada, esses alfabetizadores demonstraram mais compromisso e responsabilidade com a educação dos alfabetizandos. Houve mudanças significativas em sala de aula, averiguadas no acompanhamento pedagógico.

Um dos avanços do PNAIC destacados na reunião foi a formação continuada para os alfabetizadores, que refletiu no rendimento escolar em comparação aos anos anteriores nas escolas.

Outro desafio mostrado na reunião foi a escassez de materiais concretos para confecção de jogos pedagógicos em sala de aula. Essa dificuldade de escassez de materiais foi vencida com trabalhos de reciclagem de papelão e doação de materiais por alguns alfabetizadores.

A Coordenadora Geral Institucional do PNAIC no âmbito do Amazonas, professora Zeina Rebouças Corrêa Thomé,  destacou a importância do comprometimento de cada profissional  para o sucesso do programa: “Reconhecemos e agradecemos a parceria de todos as instituições e pessoas envolvidas neste programa. Sabemos o quanto todos se superaram para cumprir os objetivos do PNAIC, por isso agradecemos o empenho de cada um neste compromisso social”.