Brincadeira tem hora e lugar: a sala de aula

Levar a brincadeira para a sala de aula e comprovar que estudar é prazeroso. Noventa e oito professores do interior do Estado discutem essa proposta no 2ºEncontro com Professores  Formadores e Orientadores de Estudo, ação que integra o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa , PNAIC. As atividades estão concentradas no Centro de Formação Profissional Padre José deAnchieta (Cepan), localizado na Seduc, bairro do Japiim,  Zona Sul de Manaus.

Para a professora formadora da Ufam,Maria Eliane Monteiro de Miranda, estimular os jogos e brincadeiras na sala de aula é um resgate no processo  de alfabetizar. Parece simples, mas exige do professor um conhecimento mais aprofundado dos potenciais e necessidades de cada aluno.

“Mas é um desafio estimulante para o professor alfabetizador, na medida em que a geração atual desconhece os jogos e brincadeiras que facilitama interação social e a apreensão de conhecimentos”.

Jair Lopes Dauricio, professor do município de Autazes, ressalta que as brincadeiras permitem um elo mais forte entre conhecimento e prática.  “A aula se torna prazerosa e a criança nem percebe o tempo passar”.

Manaus

Na semana passadaas atividades com professores orientadores foram  realizadas  no Centro de Desenvolvimento Profissional do Magistério na Semed,  com professores da capital.

Na quarta-feira (23) ao final do encontro, os professores Orientadores tiveram oportunidade de colocar em prática o que aprenderam. Contaram histórias, dramatizaram textos e  leram poesias para mostrar que a brincadeira na sala de aula, quando aliada  à metodologia proporciona o prazer na aprendizagem.

A professora-orientadoraDenízia Tavares de Souza  Pimentel,  atua na educação estadual há 21 anos, afirma que o grande salto do Pnaic é permitir que os educadores repensem suas práticas. “Estamos repensando nossas práticas pedagógicas. Aqui temos umleque de oportunidades para refletir sobre como aliar o lúdico a uma metodologia intencional, que tenha a aprendizagem como objetivo”, acentuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis