Pnaic compartilha experiências em evento no mês de abril

Partilhar os saberes e as práticas desenvolvidas no Pnaic em 2013 é objetivo do “Seminário Socialização das Experiências Compartilhadas na Formação Continuada em Alfabetização para os Orientadores de Estudo no Ano I -2013, no estado do Amazonas”. O evento, que integra o Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), acontece nos dias 03 e 04 de abril na Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A previsão é de que 400 pessoas, entre Professores Orientadores da capital e do interior, representantes das secretarias de educação do município e do Estado e professores da Universidade Federal do Amazonas UFAM/FACED, participem do evento.

A programação será intensa e contará com a realização de exposição de materiais didáticos pelos professores dos municípios, relatos de experiências pedagógicas, orientações de estudo e ateliês temáticos.

No Amazonas, o Pnaic é coordenado pelo Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (CEFORT) da Faculdade de Educação (FACED) da UFAM.

O programa funciona com a atuação de 18 professores formadores da Faculdade de Educação da Ufam, responsáveis pela atualização de 437 professores orientadores das redes públicas de ensino. Estes, por sua vez, participam de um curso específico, com 200 horas de duração.

Os professores orientadores passam a desenvolver ações pedagógicas junto aos professores alfabetizadores que atuam no ensino fundamental da rede pública.