PNAIC Ano 3

Despertar a curiosidade científica observando o cotidiano

A interdisciplinaridade no ciclo da alfabetização está em foco no Grupo 2 do 1º Encontro do PNAIC que nesta fase aborda as Ciências Humanas e da Natureza. No evento que teve início na segunda (28) participaram professores Orientadores de 15 municípios do interior. Na sala da professora Orientadora Maria Eliane Monteiro de Miranda, uma das atividades foi o trabalho interdisciplinar a partir de conceitos baseados nos principais autores e teóricos apresentados nos cadernos. “Depois nós colocamos em slides esses conceitos e dialogamos com eles sobre o entendimento dos textos que estavam nos cadernos e a realidade de cada professor. Foi uma atividade bem proveitosa e eles conseguiram alcançar os objetivos”, acrescentou Miranda. Um dos desafios ao se trabalhar a interdisciplinaridade reside em modificar conceitos e posturas em relação ao que se ensina. Toda mudança traz um impacto, explica a professora Orientadora Maria Eliane Monteiro de Miranda. Há uma resistência inicial em reconhecer que alguns modelos veiculados pela mídia nem sempre funcionam na realidade desse professor. “A alfabetização tem que ser científica, precisa ter bases teóricas que levem esse aluno a ler e a escrever. As crianças precisam interpretar e produzir textos. Nem sempre os modelos divulgados pela televisão, como o de uma escola que não aplica avaliação, que recentemente foi veiculado, pode ser aplicado na nossa realidade”, acentuou Miranda. Curiosidade Científica Despertar a curiosidade científica a partir dos questionamentos que o aluno leva para a escola. Esse é o ponto de partida para que professores da rede pública realizem experimentos simples e, ao mesmo tempo, estimulantes. Uma das atividades foi investigar por que determinados objetos que têm o mesmo peso afundam (ou não), dependendo da forma que apresentam. “Estamos trabalhando com esferas, quadrados e outras formas. Por que um material feito de massinha de modelar quando está redondo afunda e quando apresenta outra forma, não afunda, se ambos têm o mesmo peso e a mesma massa? Aqui os professoras Orientadores do Pacto estão experimentando e fazendo anotações sobre essa investigação”, informa a Professora Orientadora Kassiane Nascimento da Silva Albuquerque. Essas atividades compõem o 1º Encontro do ano 3 do PNAIC que neste ciclo aborda as Ciências Humanas e da Natureza. Noventa e três Professores Orientadores da rede pública de ensino de Manaus já participaram do evento. “Os professores Orientadores gostam muito porque são práticas inovadoras dentro da proposta do PNAIC. Já trabalhamos a interdisciplinaridade e na quarta-feira vamos começar a abordar as Ciências Humanas”, informou a professora. Questionamentos A criança vai para a escola cheia de curiosidades. É importante que o professor não a reprima e vá além: tente responder esses questionamentos e a incentive realizar atividades investigativas porque a partir daí que o conhecimento vai se tornar estimulante. O PNAIC, que foi criado em 2012, tem como princípio assegurar que toda criança esteja alfabetizada até os 8 anos de idade, que corresponde ao 3º ano do ensino fundamental. Já foram realizados módulos de Língua Portuguesa e Alfabetização Matemática.