PNAIC planeja próxima etapa

De segunda (17) a quarta-feira (19), os 22 professores formadores do PNAIC participam do planejamento para o 3º encontro do Pacto Nacional pela AIfabetização na Idade Certa no Amazonas. As atividades acontecem na FACED/UFAM. Os formadores estão planejando os conteúdos dos cadernos 5 (Geometria) e 6 (Grandezas e Medidas), para que os professores orientadores as executem.

O planejamento desta semana já será colocado em prática na semana que vem, no período de 24 a 27 com cinco turmas de professores orientadores da capital. Entre capital e municípios do interior, 420 professores participarão das atividades previstas para este ciclo do PNAIC.

O caderno 5 é dividido em duas partes: a primeira trata especificamente com as figuras geométricas, enfatizando o reconhecimento daquelas mais presentes na nossa vida, bem como do desenvolvimento da habilidade de classificar. A segunda está centrada na educação cartográfica e nas questões sobre orientação, localização e lateralidade.

Configuração é a palavra chave para os conteúdos do caderno 6, que apresenta abordagens, sequências didáticas e encaminhamentos teóricos que, no conjunto, têm como objetivo oferecer aos professores possibilidades de trabalhar de modo adequado o eixo Grandezas e Medidas, considerando os diferentes contextos.

A educação especial e a Educação no campo também compõem essa fase do PNAIC.

Como funciona o PNAIC

O PNAIC funciona a partir da seguinte lógica: Os professores formadores planejam as atividades para os professores orientadores, que por sua vez compartilham seus conhecimentos e experiências junto aos professores alfabetizadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis