PNAIC

Seminário compartilha experiências

 

Foram dois dias de palestras, exposições e mostras de resultados animadores no processo de alfabetização e letramento. O Seminário de Socialização das Experiências Compartilhadas na Formação Continuada em Alfabetização para os Orientadores de Estudo do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), reuniu 400 pessoas, entre Orientadores de Estudo, Alfabetizadores e autoridades da área educacional do Estado e do município.

As atividades aconteceram no auditório, no hall da Faculdade de Estudos Sociais (FES), e em salas de aula da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Definido como um seminário de trabalho, o evento teve o objetivo de avaliar os resultados obtidos em 2013, além de compartilhar as experiências vivenciadas ao longo deste ano.

Os participantes foram divididos em dois grupos para que aproveitassem bem a programação que consistiu ações desenvolvidas simultaneamente no auditório (palestras e relatos); nas salas da FACED (ateliês) e no hall da Faculdade de Estudos Sociais  (exposições). Enquanto um grupo podia participar das palestras e relatos o outro teve a oportunidade de apreciar os trabalhos desenvolvidos nos ateliês ou exibidos na exposição.

No primeiro dia (03), pela manhã, o professor Carlos Rubens Costa, coordenador pedagógico do PNAIC pela UFAM, proferiu a palestra “Avaliação no ciclo de alfabetização: suas características, sua integração com o planejamento e seus instrumentos”, no auditório.

À tarde foi a vez de coordenadores, orientadores de estudo e alfabetizadores relatarem suas experiências desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc); Secretaria Municipal de Educação (Semed/Manaus) e pelos municípios de Parintins, São Paulo de Olivença e Borba. Essa programação voltou a acontecer na sexta-feira pela manhã (04) para que o grupo 2 , que prestigiou as atividades nos ateliês , pudesse ouvir as experiências nos municípios do interior e  em Manaus.

Na sexta-feira feira à tarde  houve a palestra “Desafios, perspectivas e compromissos com a formação dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Manaus no contexto do PNAIC”, proferida pela professora Helane Prado.

Na sequência, houve uma sessão coordenada pelas professoras Zeina Corrêa Thomé Kleomara Cerquinho, ambas da coordenação acadêmica do PNAIC no âmbito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Para encerrar a programação, o Coral Universitário da UFAM regido pelo maestro Bruno Nascimento, executou músicas de trilhas sonoras reconhecidas do cinema como Fantasma da Ópera e Mamma Mia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis