Socializando conhecimentos

Evento no auditório Eulálio Chaves fortalece compromisso de professores com o Pnaic

Nesta terça-feira(26) 400 professores da rede pública municipal de ensino reforçaram um compromisso social de muita relevância: alfabetizar crianças até os oito anos de idade. O ato aconteceu no auditório Eulálio Chaves da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) durante a socialização das ações pedagógicas do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) uma ação do Ministério da Educação (Mec), articulada com a Ufam e as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Semed e Seduc, respectivamente.

Na cerimônia compareceram o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino; a subsecretária municipal de Gestão Educacional, Ana Falcão ; a professora formadora da Ufam, Marcionília Bessa; a supervisora do Pnaic na Ufam, Audeney Bentes Vieira e demais representantes da Semed ligados diretamente ao programa.

Eixos

Com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, o Pnaic implantado em março deste ano no Amazonas, baseia-se em eixos de atuação: Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; Avaliações sistemáticas; Gestão, mobilização e controle social.

No Amazonas 18 professores formadores da Faculdade de Educação da Ufam ligados ao Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (Cefort), são responsáveis pela atualização de 437 professores orientadores das redes públicas de ensino, que participam de um curso específico, com 200 horas de duração. Estes profissionais do ensino desenvolvem ações pedagógicas junto aos professores alfabetizadores. “É um programa que traz em sua essência o compromisso de alfabetizar e letrar a criança. O diferencial é que todos precisam arregaçar as mangas: a Ufam, a escola e a comunidade”, salientou a professora Marcionília Bessa.

A professora Aldenei Bentes Vieira, supervisora do Pnaic pela Ufam destacou que o curso de 200 horas sobre linguagem iniciado em março deste ano, finaliza em março do ano que vem. Em seguida, será a vez do curso de formação em Matemática . “O Pnaic hoje é desenvolvido nos 62 municípios do Amazonas e conta com 437 professores orientadores , sendo 74 da Semed e 23 da Seduc rque são responsáveis por conduzir 9.500 professores alfabetizadores distribuídos por todo o Estado. É um programa que promete resultados animadores porque reúne teoria e prática”.

O secretário de Educação Pauderney Avelino avaliou que a alfabetização na idade certa é uma questão a ser enfrentada por cada envolvido no Pnaic. “A educação municipal tem essa meta ousada, mas somos movidos a desafios, por isso confio nos resultados positivos”, pontuou.

Virar criança

Um dos pontos altos da socialização das ações perdagógicas ficou por conta do relato da professora Maria do Perpétuo Socorro Duarte que mostrou as experiências das seis Divisões Distritais da Semed. Em uma delas, os professores criaram um funk com o tema Pnaic a partir da música do funkeiro Naldo. Ao relatar o caso, ela pediu que todos, até os tímidos ficassem de pé no auditório para dançar a música. “Lembrem que para chegar até o universo infantil e preciso virar criança, por isso, nada de vergonha, professores!”. Ao final da dinâmica em meio a muitas risadas ela salientou: “Não se consegue ser um bom orientador sem aprofundamento, por isso é necessário estudar e conhecer a realidade da criança”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis