PNEM promove encontro com  Orientadores de Estudo

pnem_externa_27_05_15Iniciou nesta quarta-feira (27), no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (CEPAN) da SEDUC/AM, o 2º Encontro com Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio –PNEM/AM.

Nesta segunda etapa do PNEM no Amazonas, as atividades envolvem o estudo e a investigação sobre as áreas curriculares e o processo pedagógico desenvolvido nas escolas do Ensino Médio. O acompanhamento abrange as atividades presenciais e à distância envolvendo as condições tecnológicas do CEPAN da SEDUC/AM  e plataforma digital do CEFORT/UFAM.

Os objetivos do acompanhamento são: socializar e analisar os resultados dos estudos das temáticas propostas na segunda etapa do Pacto Nacional pelo Ensino Médio; orientar o processo de investigação sobre o desenvolvimento da prática pedagógica e das áreas curriculares do Ensino Médio e encaminhar os procedimentos de sistematização e organização dos seminários locais de socialização das experiências formativas no âmbito da segunda etapa do Pacto Nacional Pelo Ensino Médio no Amazonas.

Na quinta-feira (28) pela manhã  haverá uma mesa redonda com o tema “Investigação sobre as Áreas Curriculares e a Prática Pedagógica no Ensino Médio, mediada pela professora Silvana Barbosa. Em seguida, a professora Marilina Bessa explanará o subtema: “ Conceito de Investigação, Currículo e Prática Pedagógica”.

pnem_interna_27_05_15

Na sequência, haverá palestra com o professor Luiz Carlos Cerquinho de Brito, que  abordará o subtema: “Prática de Investigação na Escola”.

Ainda pela manhã,  a professora Silvana Barbosa Pinto irá enfocar as “Orientações para a elaboração de questões para compor os instrumentos de investigação.”

Às 10:20h estão programados os trabalhos em grupo e em seguida, será realizada a plenária para sistematização das questões propostas e considerações finais.

No período vespertino será realizada uma exposição interativa sobre “Contextualização e Interdisciplinaridade” pela professora Neiza Teixeira.

Os encaminhamentos para o registro da investigação e seminários locais e orientações para o desenvolvimento das atividades no ambiente virtual CEFORT e considerações finais, serão os temas mediados pelos professores Brígida Menezes e Therêncio Corrêa, que finalizam a programação do evento.