PNEM

Protagonismo do jovem estudante em foco

Fortalecer o ensino médio a partir das necessidades que o professor observa no “chão da escola” e potencializar o protagonismo dos jovens estudantes. É assim que o Pacto Nacional pelo Fortalecimento o Ensino Médio (PNEM), pretende desenvolver suas ações no Amazonas. Iniciado no dia 26 de agosto, o Pacto é realizado em parceria com o Ministério da Educação, com a SEDUC-AM e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio do CEFORT.  No total, o programa abrange 5 mil e 270 professores formadores regionais dos 62 municípios do Estado.

A primeira formação do programa,  contou com a participação de 120 professores,  que cumpriram a carga horária de 36 horas do curso inicial.  Neste curso foram abordados os temas dos Cadernos Um, Dois e Três: “Formação Humana Integral”; O jovem como sujeito do Ensino Médio, O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral, respectivamente.

A perspectiva que se coloca é a de formação m rede, envolvendo todos os professores que atuam no ensino médio. O projeto será desenvolvido segundo a metodologia do CEFORT  na articulação entre as referências teórico-metodológicas para o currículo e os processos de ensino e de aprendizagem com os sujeitos do Ensino Médio.

Nesta segunda formação três turmas dos municípios do interior iniciaram a formação. O grupos foram divididos nas salas da Faculdade de Estudos Sociais (FES) na UFAM e no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (CEPAM-SEDUC-AM), onde participaram da Formação tecnológica para utilização do ambiente digital. NO CEPAM conheceram as salas do ambiente virtual do PNEM que é embasado na plataforma Moodle; as ferramentas; envio de mensagens; participação em fóruns, envios de arquivo, leitura na tela e download.

Nesta quinta-feira (11) o foco foi o Detalhamento da sistemática metodológica da Formação no Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Amazonas. Os professores analisaram os procedimentos em relação à leitura, análise e interpretação dos Cadernos pelos Professores nas Escolas.

No turno vespertino houve o encaminhamento da atividade de planejamento do curso para Orientadores de Estudo,  que inclui o Estudo das Temáticas dos Cadernos e investigação dos Eixos temáticos na Realidade Escolar.

Partindo para a prática os professores fizeram o exercício metodológico de Planejamento e Elaboração de materiais para as Atividades dos Orientadores de Estudo com os Professores nas Escolas.

Para a professora Sheila Cristian Rodrigues Barbosa, que atua no Centro de Mídias da SEDUC estimular o protagonismo juvenil é  uma forma de ensino diferenciada em que o professor vai ter que colocar o aluno para agir a partir dos conhecimentos disseminados na escola. “Ele (o aluno),  vai sair da sala de aula e atuar com mais força na sociedade em que vive; será uma pessoa mais ativa socialmente. É um enfoque interessante porque este jovem terá mais autonomia em relação a si mesmo.  Esperamos que o projeto de certo”.