Refletindo a educação infantil

 

Encontro presencial de Pós-Graduação do Cefortinfantil reúne 200 professores

 

O encontro presencialdo  Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Educação Infantil , promovido pelo Cefort, reuniu 200 professores  da rede pública municipal no auditório da Semed nesta quinta-feira (16). O encontro integra a disciplina Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Infantil e tem a finalidade de orientar e acompanhar o desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem dos cursistas.

“Aqui os professores cursistas têm a oportunidade de refletir sobre o planejamento de suas atividades e eleger os brinquedos e jogos para que as crianças aprendam sobre seumundo físico e social”, acrescentou a professora-coordenadora de sala ambiente do Cefort Maria de Jesus Belém.

Uma das experiências destacadas foi a da professora Sônia Wanderley Misturini, que atua nos Centros Municipais de Educação Infantil Márcio Souza, na Cachoeirinha e no GustavoCapanema, na Colônia Oliveira Machado, Zona Sul de Manaus.

Trabalhando a interdisciplinaridade ela elegeu o gênero textual parlenda “Casinha da Vovó” e partir daí desenvolveu uma série de atividades com pintura, dobraduras de papel, dramatizações, cantigas de roda, jogos de memória e outros.

“Um dos trabalhos que me deixou empolgada foi o dia em que as crianças botaram a mão na massa para preparar biscoitos da vovó. Foi uma graça, todos de luvas, toucas e aventais prestando a atenção em mim. Expliquei a função de uma receita, o que são os ingredientes eo modo de fazer . Aproveitei esse contexto para explicar a importância da organização, da higiene e memorização. Quando os sequilhos ficaram prontos, eles ficaram fascinados”.

Para entender

Este é o primeiro curso à distância em Educação Infantil em todo o Brasil. Em Manaus, o Cefort em parceria com a Semed e apoio do MEC promove as ações trabalhando arte, linguagens e revendo o currículo da Educação Infantil.  É uma iniciativa de fôlego cujo foco é a educação, a formação e o desenvolvimento da criança.

O professor Luiz Carlos Cerquinho de Brito, coordenador geral do curso de Pós Graduação Educação Infantil,explica que 500 professores da rede pública de Manaus participam dessa iniciativa.  A plataforma tecnológica para educação à distância foi desenvolvida peloCefort .

“Nossa finalidade é relacionar teoria e prática por isso além do acompanhamento online,as  equipes do Cefort vão até às escolas para orientar os professores.Por isso criamos grupos de  coordenadores pedagógicos, professores pesquisadores e tutores que além do ambiente virtual também visitam as escolas para orientar os participantes”.

O curso iniciou em dezembro do ano passado e termina em abril do ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis