REPOSITÓRIO DIGITAL - CURADORIA DE CONTEÚDOS

O termo curadoria digital foi utilizado pela primeira vez no Seminário “Digital Curation: Digital archives, Libraries and e-learning seminar” realizado em Londres, no ano de 2001. E para melhor entendimento, esclarece-se que o termo curadoria, advém do termo em latim “Curator”, o qual significa “Guardião, cuidador de algo”, no atual contexto, curadoria se relaciona com a garantia e o acesso de informações digitais. A curadoria digital emerge como uma nova área de práticas e de pesquisa de espectro amplo que dialoga com várias disciplinas e muitos gêneros de profissionais.

O Repositório Digital baseado na curadoria assegura a sustentabilidade dos dados para o futuro, não deixando, entretanto, de conferir valor imediato a informação para os alunos e usuários. Os recursos estratégicos, metodológicos e as tecnologias envolvidas e utilizadas nas práticas da curadoria digital do repositório em questão, facilitam o acesso persistente a dados digitais confiáveis por meio da melhoria da qualidade desses dados, do seu contexto de pesquisa e da checagem de autenticidade.

Assim, o Repositório Digital estará em constante desenvolvimento e retroalimentação, voltadas à seleção, enriquecimento, tratamento e preservação e disseminação da informação para o acesso e uso de forma segura e eficaz por parte dos alunos formadores do Curso de Coordenadores Pedagógicos de todo o Brasil.

Atento a esse desafio, a equipe do Repositório Digital, desenvolveu o trabalho de curadoria dos conteúdos inseridos nos 5 módulos que fazem parte do curso. São eles: Educação e tecnologia; Realidade escolar e trabalho pedagógico; Políticas educacionais e coordenação pedagógica; Currículo, cultura e conhecimento escolar e Projeto integrador, de forma mais efetiva e sistêmica, visando promover a gestão dos dados e estabelecer diretrizes de forma a garantir um padrão de qualidade consistente.