Segunda Etapa do PNEM
Linguagem, Ciências Humanas e da Natureza e Matemática em foco

O celular pode, sim, ser um aliado no processo de ensino aprendizagem, desde que usado com uma intencionalidade em sala de aula. A partir desta afirmação a Orientadora Regional Vanda Maria Andrade dos Santos, do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Amazonas (PNEM/Am),falou sobre a formação do jovem no Ensino Médio a partir dos conhecimentos que ele agrega sobre o ambiente em que vive, o acesso às tecnologias e à informação.

“É necessário repensar e até mudar nossos paradigmas a respeito da realidade que o jovem vivencia hoje. É preciso considerar a diversidade cultural e as inovações midiáticas quando estamos em sala de aula, por exemplo,”.

A ação de hoje (17), faz parte da Formação Inicial para Orientadores de Estudo da Segunda Etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Amazonas(PNEM/Am), dirigido às três turmas de municípios do interior que ficam próximos de Manaus. Este grupo iniciou suas atividades na quarta-feira (15).

Cada formação tem duração de três dias. As próximas irão acontecer no período de 22 a 24 e de 28 a 30 de abril, quando os grupos 2 e 1, respectivamente, realizam sua formação nas salas de aula da Faculdade de Educação da UFAM.

O objetivo geral desta fase do Pacto é trabalhar a organização das atividades pedagógicas na escola com foco nas áreas de Linguagem, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática.

No Amazonas, o PNEM está estruturado da seguinte maneira: 10 Professores Formadores Regionais são responsáveis pela transmissão de conteúdos aos 260 Professores Formadores que atuam na capital e interior, que, por sua vez, levam esses conhecimentos a 3.700 professores que trabalham diretamente com alunos do Ensino Médio.