Semana de Exercícios metodológicos encerra com exposição e ateliês

Os estudantes do 5º. período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizaram, do dia 27 a 29 de julho, atividades lúdicas visando desenvolverem novos procedimentos metodológicos e de aprendizagem, para trabalhar com Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

As atividades de integração curricular e interdisciplinaridade na abordagem dos espaços, mediações e atividades lúdicas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental fizeram parte da Semana de Exercícios Metodológicos Integrais, realizadas no Auditório Alalaú da Faculdade de Educação (Faced), promovidas pelo Departamento de Métodos e Técnicas e Centro de Formação, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino (Cefort), dos dias 27 a 29 de julho.

Os alunos, sob a coordenação de professores e instrutores, aprenderam a utilizar espaços não escolares, ambientais, jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo desenhos animados, contação de histórias e mediação dos jogos para educação infantil e anos iniciais. A jornalista Salete Lima, mestre em Educação, fez um exercício metodológico com desenho animado, meio ambiente e educação da criança, a mestranda Ruth Cunha, trabalhou jogos e literatura e a professora Josseane Costa e Silva, fez exercícios de contação de histórias trazendo personagens para a sala de aula envolvendo os estudantes na metodologia de contar e compartilhar as histórias infantis. Nessa hora, eles criaram histórias que, para a sala de aula, devem ser resultado de atividade pedagógica planejada para alcançar bons resultados. “Toda dinâmica com os seus alunos em sala de aula tem que ser planejada para ter boa execução”, disse Josseane, explicando a importância da valorização da linguagem em seus aspectos oral, gestual e dramático.

Os professores responsáveis pelas atividades da Faced/Cefort foram Luiz Carlos Cerquinho de Brito, Zeina Rebouças Corrêa Thomé, Rosângela Castilho Barbosa e Waldemir Rodrigues Costa Júnior.