Seminário PNAIC 3º ano
Integração de saberes, conhecimentos e práticas pedagógicas na formação continuada em alfabetização

 

Com o tema geral “Integração de Saberes, Conhecimentos e Práticas Pedagógicas na Formação Continuada em Alfabetização para os Orientadores de Estudo do PNAIC”, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa encerra seu terceiro ano no Amazonas com uma extensa programação nesta sexta-feira e sábado (04 e 05 de dezembro). O evento acontecerá no Auditório da Faculdade de Estudos Sociais, salas de aulas e mini-auditório da Faculdade de Estudos Sociais.

O objetivo geral do Seminário é promover momentos de reflexão sobre a prática docente na perspectiva interdisciplinar no ciclo de alfabetização no âmbito do PNAIC no Amazonas.

O evento contará com uma série de ações entre palestras, relatos de experiências, ateliês de aprendizagem, mesas redondas e atrações culturais.

No primeiro dia do seminário, o professor Antonio Neves Duarte Teodoro, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa; que dirige o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIED) da Universidade Lusófona e é professor visitante da UNINOVE em São Paulo, profere a palestra:” Pode a escola ser outra coisa? Propostas modestas para a construção de uma escola básica empenhada em procurar a igualdade e respeitar a diferença”. O professor Luiz Carlos Cerquinho de Brito, coordenador do Centro de Formação, Desenvolvimento de Tecnologia  e Prestação de Serviços para a Redes  Públicas de Ensino (CEFORT ) e professor da FACED/UFAM, irá mediar os debates.

 

Ateliês de Aprendizagem

No período da tarde será a vez dos relatos de experiências do PNAIC nos municípios de São Paulo de Olivença, Codajás, Fonte Boa, Amaturá e São Gabriel da Cachoeira. também no auditório da FES.

Paralelamente a esta atividade serão realizados os ateliês de aprendizagem promovidos pela SEDUC/Manaus, SEMED/Manaus, municípios de Urucará, Tefé, São Sebastião do Uatumã,Novo Airão e UFAM.

No sábado (05) pela manhã será apresentada a peça teatral “O Sanduíche da Maricota”, adaptação do livro homônimo, pelos estudantes do 1º ano do ciclo de Alfabetização da Escola Estadual de Tempo Integral Santa Terezinha.

Na seqüência, haverá a mesa redonda “PNAIC na perspectiva da Educação Inclusiva: limites e possibilidade do trabalho pedagógico com alunos autistas, deficientes visuais e deficientes auditivos”. Quem mediará os debates será a professora Cintia Cavalcante Rodrigues, que atua no Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo da SEMED.

E para encerrar as atividades em grande estilo os alunos do  4º e 5º anos do Ensino Fundamental  da  Escola Municipal Carlos Santos, vão apresentar a Dança Boi Bumbá.

O que é o PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos Estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

No PNAIC estão sendo desenvolvidas ações que contribuam para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento de aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

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