UFAM realiza seminário interno: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Amanhã, dia 5/03, a Universidade Federal do Amazonas realizará seminário interno com uma equipe de professores da instituição, dando prosseguimento às atividades para a execução das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Neste encontro os professores da UFAM irão socializar os conteúdos do material didático disponibilizado pelo MEC e definir estratégias didáticas pedagógicas para a formação dos Orientadores de Estudo.

O PNAIC, para atingir a meta almejada, estabeleceu ações em quatro eixos de atuação: I-formação continuada de professores alfabetizadores; II- materiais didáticos e pedagógicos; III- avaliações e; IV- gestão, controle e mobilização social.

O eixo I caracteriza-se pela formação dos professores alfabetizadores das escolas das redes de ensino participantes do Pacto; formação e constituição de uma rede de professores orientadores de estudo. Os professores alfabetizadores participarão de curso presencial de 2 anos, com carga horária de 120 horas por ano. Os encontros com os professores alfabetizadores serão conduzidos por Orientadores de Estudo. Estes, por sua vez, são professores das redes, que farão um curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado por universidades públicas.

À Universidade Federal do Amazonas caberá, portanto, realizar a gestão acadêmica e pedagógica do curso de formação; selecionar os formadores que ministrarão o curso de formação aos orientadores de estudo; assegurar espaço físico e material de apoio adequado para os encontros presenciais da formação dos professores orientadores de estudo; certificar os professores orientadores de estudos e professores alfabetizadores que tenham concluído o curso de formação.

No Amazonas, a partir de 18 de março, na capital, e 1o de abril, no interior, 310 professores (56 da SEDUC e 254 da SEMED) iniciarão curso de Orientadores de Estudo. Na capital o curso será realizado no laboratório do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino-CEFORT/FACED/UFAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Links úteis