Trocando experiências

Pnaic avalia ações de 2013 e discute as metas para este ano

 

Desde quarta-feira (19) está sendo realizada no auditório de Estudos Sociais da Ufam uma reunião com 60 coordenadores locais/municipais que integram o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O objetivo do encontro que termina nesta quinta-feira (20) é planejar, organizar e dividir responsabilidades na preparação do Seminário de socialização das experiências compartilhadas na Formação Continuada em Alfabetização para os Orientadores de Estudo que acontecerá em abril.

As atividades acontecem pelos turnos da amanhã e à tarde. Na abertura, foram destacados aspectos como os desafios e as alegrias no primeiro ano do programa no Amazonas. A professora Zeina Rebouças Corrêa Thomé, Coordenadora Geral Institucional do Pnaic no Estado, abriu o evento e destacou a importância do comprometimento de cada profissional  para o sucesso do programa: “Estamos ansiosos para ouvir os relatos de todos vocês. Sabemos o quanto todos têm se superado para cumprir as metas do Pnaic”.

Na sequência a coordenadora pedagógica do programa, professora Clotilde Tinoco Sales, ouviu os relatos dos participantes. Milane Sena de Lima, do município de Manaquiri contou que para poder ministrar suas aulas, os professores precisam  ir à escola de “rabetinha”, meio de transporte fluvial leve e bastante utilizado no interior do Estado. “Isso acontece porque em nosso município, que tem 22 mil habitantes, a maioria da população vive na zona rural e é lá que está nosso desafio. A parte boa é que gerou um ótimo resultado, foram as rodas de leitura e o material didático, que encantou nossos alunos”.

Josivete Andrade Machado Farias, coordenadora de ensino no município de Nhamundá, disse que logo que o Pnaic foi apresentado aos professores, alguns mostraram resistência, mas com o tempo a iniciativa foi ganhando confiança. “Quando iniciamos pudemos ver que alunos de 5º ano ainda não sabiam escrever sequer o nome. A partir desse diagnóstico passamos a adotar os procedimentos metodológicos do Pnaic no 4º e 5º anos, estimulamos a participação dos professores dessas séries como ouvintes e reproduzimos  as apostilas do programa para esses professores. Deu certo: hoje os alunos de 4º e 5º ano estão nivelados e os do primeiro já sabem ler e escrever”.

Uma das queixas mais frequentes para o a inserção das atividades para o acompanhamento pedagógico foi a dificuldade em acessar as salas ambientes na Internet (é que o acesso a web no interior é bem difícil e muitas vezes não conta com o apoio dos tomadores de decisão). Nesse ambiente virtual os participantes trocam experiências, tiram dúvidas e solucionam problemas a partir da plataforma moodle. Não é raro que para cumprir as tarefas, os professores tenham que desembolsar recursos do próprio bolso para pagar a Internet.

Além da retrospectiva do trabalho desenvolvido no PNAIC em 2013, sob a Coordenação Administrativa e Pedagógica da UFAM, foram temas de debate no encontro:  a  organização do Seminário de socialização das experiências compartilhadas em 2013 e a execução das ações em 2014 com a formação continuada em Linguagem Matemática.

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