UFAM inicia processo de certificação a 14.917 professores alfabetizadores do Amazonas

A Universidade Federal do Amazonas estará certificando 700 professores alfabetizadores da Secretaria Municipal de Educação-SEMED, na próxima terça-feira (21/06), no auditório Eulálio Chaves, UFAM, às 9h. Esse número representa apenas 4 por cento de um total de 14.917 professores dos 62 municípios da rede estadual e municipal que participam da qualificação de professores alfabetizadores.

Os professores participaram da formação de Alfabetizadores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, nos anos 2013, 2014, 2015 e 2016. Programa do Governo Federal, coordenado pela Universidade Federal do Amazonas e executado pelo Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços Para a Rede Pública de Ensino- CEFORT.

O que é PNAIC?

O Ministério da Educação lançou em 2012 o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa visando mudar a situação da alfabetização tardia no Brasil. Realizado entre municípios, Distrito Federal, estados e governo federal, o objetivo do pacto é alfabetizar em Português, Matemática e Ciências Humanas e da Natureza todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O programa apoia as escolas públicas em diferentes necessidades: formação continuada de professores alfabetizadores, com cursos presenciais e bolsas de estudos. Também distribui gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais como jogos.

Para atingir a meta almejada, o PNAIC estabeleceu ações em quatro eixos de atuação: I formação continuada de professores alfabetizadores; II- materiais didáticos e pedagógicos; III- avaliações e; IV- gestão, controle e mobilização social.

O eixo I caracteriza-se pela formação dos professores alfabetizadores das escolas das redes de ensino participantes do Pacto; formação e constituição de uma rede de professores orientadores de estudo. Os professores alfabetizadores participaram de curso presencial de 3 anos com carga horária de 360 horas. Os encontros com os professores alfabetizadores foram conduzidos por Orientadores de Estudo.

À Universidade Federal do Amazonas coube realizar a gestão acadêmica e pedagógica do curso de formação; selecionar os formadores que ministraram o curso de formação aos Orientadores de Estudo; assegurar espaço físico e material de apoio adequado para os encontros presenciais da formação dos professores orientadores de estudo; e certificar os professores orientadores de estudo e professores alfabetizadores que tenham concluído o curso de formação.

Ao longo dos meses de julho, agosto, setembro e outubro a certificação será efetivada para os demais 14.200 professores alfabetizadores dos municípios do Amazonas.