…quanto às instituições ou sociedades científicas, proporcionam maior visibilidade aos resultados de pesquisas e possibilitam a preservação da memória científica.

Os RDs podem ser institucionais ou temáticos. Os repositórios institucionais lidam com a produção científica de uma determinada instituição. Os repositórios temáticos com a produção científica de uma determinada área.

O repositório digital é do tipo temático por articular temática específica à área da Educação e têm como finalidade reunir, armazenar, organizar, recuperar e disponibilizar documentos com predominância de assuntos voltados para a alfabetização, letramento, leitura e escrita dos Anos Iniciais do ensino fundamental, visando apoiar os processos de ensino e aprendizagem.

O desenvolvimento e implantação do repositório digital contou com a participação de uma equipe multidisciplinar e com o apoio da coordenação do projeto que visou atender as necessidades do seu público alvo.

O repositório digital está ancorado na plataforma digital do Projeto ALFA-GCE que trás como objetivo geral “Desenvolver sistema de agenciamento, formação continuada e monitoramento interinstitucional acerca da alfabetização e letramento do 1º ao 5º Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando à elevação dos índices de rendimento educacional dos sistemas públicos da educação Estadual e Municipal do Estado do Amazonas; envolvendo ações formativas e de acompanhamento presencial e a distância de gestores, coordenadores pedagógicos e professores, bem como a assessoria na formulação de políticas e programas educacionais na perspectiva da consolidação das competências e habilidades de leitura, escrita e componentes curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.”

Ressaltasse que o repositório digital é um dos três campos desenvolvidos no Sistema ALFA-GCE, articulado com o campo Formação Continuada e com o campo Escola e Cidadania.

Assim, entende-se que RDT, por meio da disponibilização das informações e documentos, promoverá a reflexão sobre o trabalho pedagógico e gestão democrática que favoreçam a formação cidadã do estudante. A informação disponibilizada no repositório não é cristalizada, ela deve ser utilizada levando em consideração o conhecimento que os usuários/comunidade virtual terão acesso com o intuito de geração de novos conhecimentos.