UFAM realiza 1º Encontro com Orientadores de Estudo: Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

No período de 05 a 28 de agosto a Univerdade Federal do Amazonas, por intermédio do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino (CEFORT), realizará o 1º Encontro com Orientadores de Estudo, dando prosseguimento às atividadedes para a execução das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Neste encontro os professores Formadores de Estudo da UFAM irão socializar conhecimentos sobre o planejamento no ensino de alfabetização (rotina, sequência didática, projeto didático e direito de aprendizagem de História).

Os 04 Grupos de Orientadores que compõem o Programa cumprirão o segunte cronograma com os Formadores de Estudo: Grupo 01 (05 a 07/08); Grupo 02 (12 a 7/08); Grupo 03 (19 a 21/08) e Grupo 04 (26 a 28/08). Nesta segunda feira, 05/08, o Grupo 01 se reunirá na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério – DDPM/SEMED.

O que é PNAIC?

O Ministério da Educação lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), visando mudar a situação da alfabetização tardia no Brasil. Realizado entre municípios, distro federal, estados e governo federal, o objetivo do pacto é alfabetizar em Português e Matemaática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O programa vai apoiar as escolas públicas em diferentes necessidades: estão previstas formação continuada de professores alfabetizadores, com cursos presenciais e bolsas de estudos. Também serão distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais como jogos.

Para atingir a meta almejada, o PNAIC estabelecu ações em quatro eixos de atuação: I-formação continuada de professores alfabetizadores; II- materiais didáticos e pedagógicos; III- avaliações e; IV- gestão, controle e mobilização social.

O exio I caracteriza-se pela formação dos professores alfabetizadores das escolas das redes de ensino participantes do Pacto; formação e constituição de uma rede de professores orientadores de estudo. Os professores alfabetizadores participarão de curso presencial de 2 anos com carga horária de 120h por ano. Os encontros com os professores alfabetizadores serão conduzidos por Orientadores de Estudo. A Universidade Federal do Amazonas caberá realizar a gestão acadêmica e pedagógica do curso de  formação; selecionar os formadores que ministrarão o curso de formação aos orientadores de estudo; assegurar espaço físico e material de apoio adequado para os encontros presenciais da formação dos professores orientadores de estudo; certificar os professores orientadores de estudo e professores alfabetizadores que tenham concluído o curso de formação.