Escola de Gestores: Pós-Graduação em Gestão Escolar realiza 5ªintrodução disciplinar

Cursistas e formadores da segunda turma da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar encontram-se reunidos, desde o dia 20 de setembro, no centro de mídias da SEDUC, para a realização da 5ªintrodução disciplinar, intitulada “Planejamento e Praticas da Gestão Escolar”.  O módulo é ministrado pelo professor Márcio Bernardo, Msc. em Educação pela UFAM.

O curso possui por objetivo a formação continuada e pós-graduada de cerca de 400 gestores educacionais (diretores e vice-diretores) atuantes na Rede Pública de Ensino, distribuídos entre capital e interior do estado. As aulas são ministradas na modalidade semipresencial para os cursistas residentes em Manaus. Para os que residem no interior, a formação é ofertada na modalidade à distância, por meio de ambiente virtual de aprendizagem (moodle).

Espera-se que, por meio do curso, sejam ampliadas as habilidades dos gestores, principalmente as capacidades de análise, resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos educacionais. Espera-se, sobretudo, contribuir para o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Manaus, visto que a capital amazonense ficou entre as últimas capitais no ranking de 2009.

A ação faz parte do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, abrigado no CEFORT e coordenado pela professora Zeina Rebouças Thomé. O programa é parte integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (PDE/MEC), e é realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).